Na sessão plenária de segunda-feira (19), o vereador Cabo Diego Fabiano (PP) fez uso da Tribuna da Câmara Municipal de Uberaba para anunciar a greve por parte dos funcionários do Hospital da Criança, a ser iniciada na quarta-feira (21).
Durante sua fala, o vereador fez uma análise das medidas do governo municipal empenhadas na área da saúde na cidade de Uberaba, sobretudo direcionadas às crianças. Ele relatou que, em janeiro deste ano, um memorando interno foi enviado pelo vice-prefeito, Moacyr Lopes (Pode), ao secretário municipal de Saúde, Sétimo Bóscolo, solicitando apuração de irregularidades no contrato do Hospital da Criança. No referido documento, vários pontos foram elencados, como: alta demanda de atendimentos, tempo de atendimento em torno de 3 horas, poucos médicos atendentes, ausência de fiscal de contrato no local, entre outros.
No mesmo memorando, foi requerido, em caráter de emergência, que fossem enviadas ao hospital notificações para que este apresentasse suas necessidades para a melhoria no atendimento, inclusive com a contratação de novos médicos e posterior avaliação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) para sua efetivação, bem como avaliação do pleito do hospital em relação ao reajuste contratual congelado desde 2019 e ainda sob análise da SMS, dentre outras ações.
Após fazer a leitura completa do memorando, o parlamentar, perplexo, ressaltou: “Este governo está brincando de fazer a gestão da nossa cidade! O vice-prefeito solicitou providências da SMS no dia 04 de janeiro de 2022 e, até hoje, nada foi feito. Agora, em virtude de tudo que tem acontecido, acabei de ser informado que os funcionários do Hospital da Criança entrarão em greve a partir de quarta-feira (21), sendo atendidos somente casos de urgência e emergência”.
O vereador fez questão de frisar que nenhum dos vereadores, pelo menos de seu grupo político, irá “passar pano” para um governo omisso, que deixa de tomar as providências quando demandado, inclusive por seu vice-prefeito. “Espero que o governo trate esse assunto com a seriedade que ele merece. Nós vamos continuar cobrando e fiscalizando. Um governo que gosta tanto de ressaltar que é diferente precisa dar conta do recado”, finalizou.
Assessoria do Vereador
Uberaba, 20/09/2022