O Troféu Jornalista Ataliba Guaritá Neto foi entregue na noite de ontem (6), na Câmara Municipal, a três personalidades da cidade, que foram indicadas por profissionais da Comunicação de Uberaba à comissão nomeada pela Presidência da Casa. Wellington Cardoso Ramos, Moura Miranda e Rodrigo Garcia Pereira receberam das mãos dos vereadores o diploma e o troféu, cujo nome faz referência a um ícone do jornalismo uberabense.
A proposta, criada em 2014 pelo vereador Samuel Pereira, homenageia os profissionais da imprensa que se destacarem pelos serviços prestados na cidade. São premiados um profissional na modalidade jornalismo, um no segmento radialista e um da área de imagem.
O jornalista Wellington Cardoso Ramos, titular da coluna Falando Sério e comentarista do JM News 1ª edição, da Rádio JM, iniciou a carreira na Rádio Difusora, passando pela Rádio Sociedade e, posteriormente, na Rádio Sete Colinas. Foi redator chefe do Jornal da Manhã nos anos 80 e colunista pelos últimos 52 anos. Cardoso é funcionário do Grupo JM desde a inauguração do Jornal da Manhã, em 1972. Atuou como Assessor de Imprensa na Prefeitura de 1989 a 1992.
Wellington, que foi o orador da solenidade, destacou o brilhantismo da comunicação social. “A comunicação é uma atividade fascinante. Uma profissão nascida para garantir aos povos, ou pelo menos tentar, o direito à informação. Dificilmente se encontra um jornalista, um radialista, um profissional de imagens que não seja comprometido com a democracia, com a defesa daqueles que não têm voz e que muitas vezes são invisíveis. É uma honra receber um troféu que leva o nome de um homem que talvez tenha sido o mais bairrista de todos os uberabenses. Um homem que ficou na história de Uberaba. Estou muito honrado, meu caro Ataliba Guaritá Neto, onde você estiver meu amigo, em levar para Casa uma homenagem que leva o seu nome”, disse.
Maurílio Moura de Miranda, outro homenageado da noite, é formado em Estudos Sociais pelas Faculdades Integradas Santo Tomás de Aquino e em Geografia e Jornalismo pela UNIUBE. Iniciou no rádio em 1968, na Rádio Tupaciguara, e em 1974 foi contratado pela Rádio Sete Colinas. Trabalhou também na rádio Guarani, de Belo Horizonte. Transmitiu mais de 2.500 jogos do Uberaba Sport Clube e do Nacional Futebol Clube em praticamente todos os estados brasileiros. O seu bordão “EXPLODE CORAÇÃO” foi repetido milhares de vezes. Em 50 anos de profissão recebeu diversos títulos e homenagens, entre eles o “Troféu Bola de Ouro”, oferecido aos principais narradores esportivos do Brasil. Além da Rádio Sete Colinas, foi editor de esportes do Jornal da Manhã e apresentou programas nas TVs Uberaba e Universitária.
Rodrigo Garcia Pereira, servidor do Departamento de Comunicação da Câmara Municipal, é formado em Publicidade e Propaganda, pela Universidade Presidente Antônio Carlos (Unipac). Trabalhou com edição de álbuns de casamento e processamento de fotos digitais no famoso estúdio Ramon Magela. Também atuou nas áreas de marketing, cobertura de eventos e fotografia de família. É pós-graduado em Cultura Visual, Fotografia e Arte na América Latina pela Universidade Católica de Pernambuco.
Desde 2012, é fotógrafo da Câmara Municipal de Uberaba. E em 2016, inspirado pelas pautas populares que cobria junto aos vereadores, começou a dedicar-se a projetos de fotografia documental, contando histórias do cotidiano e de comunidades rurais do interior de Minas Gerais. Participou de mais de dez exposições, entre mostras individuais e coletivas que lhe renderam muitos prêmios, como o 1° Lugar no Salão de Arte Fotográfica de Ribeirão Preto, 3° lugar no Prêmio Lewis Hine de Fotografia e a publicação de fotolivro pelo Festival Photothings. Rodrigo teve seus trabalhos passando por Uberaba, Sacramento, São Paulo, Camaçari, Amparo, Natal e Belo Horizonte.
Jorn. Karla Ramos
Dep. Comunicação da CMU
07/12/2022