
Vereador Luizinho Kanecão propõe mudanças no calendário de pagamento do IPTU 2024
Pedido referente ao pagamento do IPTU foi apresentado pelo vereador Luizinho Kanecão no plenário do Legislativo ontem (28). O parlamentar solicita ao Executivo o adiamento do início do pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano – IPTU, do ano de 2024, para o mês de fevereiro.
Luizinho destaca que com a possibilidade do pagamento do IPTU, a partir de fevereiro, com o desconto de 20%, além dos 5% do IPTU Verde, totalizando 25%, haverá mais tempo para o contribuinte se planejar. “Considerando que ainda estamos em período de recessão econômica, devido à pandemia COVID-19, com aumento crescente da inflação projetado para o corrente ano e a correspondente redução do poder de compra de grande parte da população, é preciso proporcionar melhores condições de pagamento de impostos aos contribuintes. Nossa solicitação é de grande valia para a população mais humilde conseguir honrar com o seu compromisso. Sem contar que a mudança é vantajosa, também, para a Administração Municipal, pois acredito que haverá aumento na arrecadação do imposto”, justificou Kanecão. O vereador disse esperar um planejamento por parte dos órgãos competentes, a fim de atender ao pedido referente ao IPTU do próximo ano.
Em outro documento a ser encaminhado à prefeita Elisa Araújo, Kanecão pede elaboração de projeto de lei que altere a estrutura da administração municipal, visando transformar a Superintendência de Trânsito e Mobilidade Urbana, órgão da Secretaria Municipal de Defesa Social, em autarquia.
Para Luizinho, diante do conjunto de atividades atribuídas à Superintendência, entende-se que o órgão poderia desempenhar suas funções de forma mais eficiente caso fosse transformado em autarquia, “mediante lei, com autonomia administrativa e financeira”, encerrou.
Jorn. Karla Ramos
Dep. Comunicação da CMU
01/03/2023