
Vereadora Li Fachineli esteve no Depen, onde está articulando a instalação de uma fábrica de fraudas e absorventes femininos na penitenciária de Uberaba
Vereadora e vice-presidente da CMU Lu Fachinelli (União Brasil) esteve em peregrinação na capital Belo Horizonte por dois dias nesta semana, quando participou de diversas reuniões em secretarias de Estado e também na Assembleia de Minas Gerais. A primeira delas foi na Secretaria de Desenvolvimento Econômico onde Lu Fachinelli se reuniu com o titular da pasta, Fernando Pessalio, a prefeita de Uberaba Elisa Araújo, o ex prefeito Anderson Adauto e demais autoridades presentes, onde participou da retomada do Projeto da Planta de Amônia e do gasoduto de Uberaba.
Para a vereadora, “A retomada desse investimento é um divisor de aguas na identidade econômica do município. Além disso é um projeto de interesse nacional que irá garantir nossa autonomia na produção de amônia e outros fertilizantes usados na agricultura brasileira, barateando custos e gerando centenas empregos para uberabenses. Sou grata à prefeita Elisa por ter me convidado a participar dessa comitiva. Estou muito feliz e honrada em participar deste momento tão importante para nossa cidade. Esse Projeto nasceu na década de 80 e por vezes foi adiado, agora é para valer. O Presidente Lula já deu o ok para construção da fábrica e a iniciativa privada também tem interesse no projeto.
Ainda na Cidade Administrativa, Lu Fachinelli esteve em audiência na Secretaria de Justiça e Segurança pública onde esteve reunida com o diretor Geral do DEPEN, Rodrigo Duarte. Na ocasião, a vereadora solicitou a instalação de uma fábrica de Fraldas geriátricas e absorventes para mulheres reclusas na Penitenciaria Aloisio Ignácio de Oliveira.
“Eu acredito na ressocialização através do trabalho. As presas de Uberaba querem trabalhar, cumprir sua pena e ter qualificação para não voltar para o crime quando deixarem a Penitenciaria. O ex-Deputado Aelton Freitas já garantiu recursos para a compra das maquinas e o meu mandato está assumindo a responsabilidade de oportunizar o treinamento e qualificação das apenadas. Será significativo avanço na política municipal prisional, da política municipal de Dignidade Menstrual e também na proteção ao idoso que não tem dinheiro para compra de fraldas Geriátricas. A licitação será realizada nos próximos dias e já estou mobilizando parcerias, inclusive com a FETI para garantir o treinamento das meninas. São máquinas modernas, digitais, que exigem conhecimento para sua operação correta. Para se ter ideia, cada máquina é capaz de fabricar até 1.000 Fraldas dia e 2.000 absorventes. Isso vai garantir a distribuição de absorventes para o município nas escolas e também para mulheres em situação de vulnerabilidade, além de oportunizar a remissão de pena, um trabalho para as presas e sua reinserção social. Todo Mundo ganha com um projeto social dessa envergadura”, finalizou a vereadora.
Outras demandas. Na sequência, Lu Fachinelli foi recebida no palácio Tiradentes pela Assessoria Especial do governador Romeu Zema. Ali, a vereadora discorreu sobre o estado das rodovias da região, da necessidade de aumento de repasses para o hospital regional e construção da Escola Estadual no bairro Residencial 2000, destinada aos alunos do ensino médio.
Finalizando a agenda no poder Executivo, Lu Fachinelli participou de audiência na Secretaria Estadual de Meio Ambiente com subsecretário da Pasta Rodrigo Franco e sua equipe para tratar de assuntos nas áreas de Saneamento e meio ambiente. A vereadora registrou ali a necessidade de parcerias com o município para a obra de drenagem da avenida Padre Eddie Bernardes e do córrego dos Carneiros que sofre com o escoamento da agua das chuvas e as suas consequências no meio ambiente daquela localidade. Também tratou sobre a implementação do modelo da tarifa de esgoto no município e dos investimentos para a captação de água no Rio Grande. Ao final, ficou acertada a realização de um fórum de proteção ao meio ambiente e políticas de Saneamento a ser realizado pela Comissão de Meio Ambiente da CMU em parceria com o mandato da Vereadora e Semad.
Assessoria da Vereadora
Uberaba 17/03/2023