O anúncio da volta do Mais Médicos pelo governo Lula foi comemorado pelo vereador Paulo César Soares (PMN), “China”. Segundo ele, a maioria dos municípios, entre eles, Uberaba, sofrem com a falta de médicos desde que o ex-presidente Jair Bolsonaro acabou com o citado programa.
“É uma conquista para o brasileiro. Em Uberaba, é uma vergonha a falta de médicos em postos de saúde pública. É o presidente Lula cumprindo mais uma promessa sua campanha”, ressaltou China.
O governo federal anunciou na última segunda-feira (20) a retomada do programa Mais Médicos, com a abertura de 15 mil novas vagas. Rebatizado de Mais Médicos para o Brasil, o programa, criado em 2013 e marcado pela contratação de médicos cubanos, passa a incluir outras áreas de saúde, como dentistas, enfermeiros e assistentes sociais, e promete priorizar profissionais brasileiros.
Do total de novas vagas para este ano, 5 mil serão abertas por meio de edital já neste mês de março. As outras 10 mil serão oferecidas em formato que prevê contrapartida de municípios, o que, de acordo com o governo federal, garante às prefeituras menor custo, maior agilidade na reposição do profissional e condições de permanência nessas localidades. O investimento é de R$ 712 milhões por parte da União, apenas em 2023.
“Agora é hora dos médicos brasileiros, que terão prioridade nas contratações, mostrar a cara. Caso não apareçam, Lula vai atrás de médicos estrangeiros, como cubanos. Aliás, de muito boa qualidade”, frisou o vereador.
Assessoria do vereador China
22/03/2023