Dois projetos de Lei que homenageiam pessoas já falecidas foram aprovados pela Câmara Municipal na noite da última quarta-feira (22). Ambos os nomes poderão ser utilizados em logradouros públicos do Município, como rua, praças ou avenidas.
O presidente Fernando Mendes apresentou o nome da ex-servidora da Câmara Municipal de Uberaba, Alba Valéria Rocha de Lacerda. A uberabense nasceu em 1960, filha de Selma Tronconi Rocha e Waldo Rocha. Foi casada com Claudio Henriques Lacerda, com quem teve três filhos, Felipe Augusto Rocha de Lacerda, João Cláudio Rocha de Lacerda e Maria Vitória Rocha de Lacerda.
Alba ingressou na Câmara Municipal em 1985, onde ocupou o cargo de assessora administrativa, sendo que atuou como integrante da Comissão Permanente de Licitação, além de secretária executiva, diretora do Departamento de Compras e Licitação, diretora do Departamento Legislativo e Parlamentar. Também foi chefe de seção e diretora do Departamento de Documentação e Pesquisa, além de integrar a Comissão Especial para organizar o lixo seletivo da Casa, Comissão Especial de Expurgo de Documentos e a Comissão Especial para Campanha.
Alba Valéria faleceu em 27 de maio de 2018, em decorrência de complicações de câncer no intestino, após de submeter a tratamento em Uberaba e São Paulo.
O outro projeto, de autoria do vereador Caio Godoi, apresentou o nome de José Fatureto Neto. O parlamentar atendeu a uma solicitação da mãe, Sônia Helena Silva Fatureto, que perdeu o filho logo após o nascimento.
Ela e o marido, Cícero Santos Fatureto, esperaram ansiosos a chegada do primeiro filho, quando em agosto de 1979, aos oito meses de gravidez, a bolsa estourou e Sônia foi encaminhada para o hospital com urgência.
José nasceu prematuro e faleceu duas horas após o parto, no antigo Hospital São Paulo. O pedido e a homenagem, ocorrem 43 anos depois.
Jorn. Hedi Lamar Marques
Departamento de Comunicação CMU
23/03/2023