
A situação dos animais era tão crítica que foi necessária a ajuda do Corpo de Bombeiros para levantar duas delas do chão, sendo que uma não resistiu
A vereadora Denise da Supra recebeu denúncia relatando atos de crueldade e maus-tratos contra seis vacas que haviam chegado a frigorífico para serem abatidas para consumo.
Segundo a parlamentar, o veterinário Leonardo Assunção e fiscal do Instituto Mineiro de Agropecuária - IMA, impediu o abate. “Ele entrou em contato conosco para contar o ocorrido. As vacas foram levadas para a SUPRA ONG Uberaba, num primeiro momento, para receberem cuidados veterinários, alimentação e água, pois estavam há dias sem comida e água. A situação dos animais é tão crítica que foi necessária a ajuda do Corpo de Bombeiros para levantar duas delas do chão, mas infelizmente uma não resistiu”, contou Denise, que agradeceu a toda a equipe envolvida na operação. “As vacas estão agora em um pasto, recebendo cuidados veterinários contínuos, alimentação reforçada e muito amor.”
É importante ressaltar que elas não tinham origem ou guia de transporte, e ainda assim seriam abatidas, embaladas e vendidas para consumo humano, de acordo com a parlamentar. “Infelizmente, esse incidente nos leva a concluir que muitos matadouros ainda burlam a fiscalização e comercializam carne que vem do sofrimento e da extrema crueldade a esses animais”, lamentou.
O departamento jurídico do gabinete da vereadora enviou documentos ao Ministério Público para que sejam tomadas as medidas cabíveis nesse caso.
Jorn. Karla Ramos
Dep. Comunicação da CMU
28/03/2023