
Juliano Arantes, filho da professora Ani, agradeceu a homenagem prestada pela Câmara à mãe
Projetos assinados por Pastor Eloisio, e aprovados ontem (13) na Câmara Municipal, homenageiam Ani de Souza Arantes e Sebastiana Vieira dos Santos através de denominação de logradouros públicos de Uberaba.
Filha de João Luiz de Sousa (pioneiro da Imprensa em Uberaba com o Jornal “O Triângulo”) e Maria Bittencourt de Sousa, Ani é irmã gêmea de Iná Bittencourt de Sousa Barbosa. Foi casada com Laércio Arantes Santos com quem teve dois filhos Luciana e Juliano.
Ani iniciou jovem a vida profissional como radialista na Rádio Sociedade do Triângulo Mineiro (PRÉ/5), e, em seguida, na Rádio Difusora em Uberaba. Atuou como professora do Ensino Especial (DM) e de oficinas pedagógicas. Na área da educação, trabalhou na Creche “A pequena Casa de Maria”, Colégio Nossa Senhora das Dores, Escola Estadual Marechal Castelo Branco e no SESC. Representou o Fórum dos Articulistas de Uberaba no Conphau, concorrendo e defendendo a preservação do patrimônio histórico do município.
Ani trabalhou também na Rádio Sete Colinas e no Jornal da Manhã e Jornal “Cidade Livre”, como articulista. “Militou pelas causas humanitárias participando de trabalhos de filantropia na cidade de Uberaba e região. Em 2020, ocupou uma cadeira na Academia de Letras do Triângulo Mineiro. Publicou em parceria com sua irmã gêmea univitelina, Iná, quatro livros sobre temas de gêmeos univitelinos (inédito nesta modalidade). Ani Bittencourt era determinada, sensível, essencialmente democrática e amava intensamente a vida”, destacou Eloisio.
Sebastiana Vieira dos Santos - Sebastiana encerrou sua vida realizando parte de seus sonhos em Uberaba. “Era uma mulher católica praticante com exemplo de fé e coragem, dona de um coração invejável, amiga, solidária, pessoa digna e de vida ilibada. Foi alguém que somou na construção da história de nossa cidade”, disse o vereador.
Cidadão Uberabense – Projetos que versam sobre Cidadania Uberabense foram aprovados no Legislativo nesta quarta-feira (12). Os nomes que receberão a homenagem são: Clarense Soares Freire (vereador Anderson Dois Irmãos); José Roberto da Rocha (Ismar Marão); Leonardo Nascimento da Costa Medeiros e Giovani Neres Gusmão Júnior (Baltazar da Farmácia); Maurício Lemes de Carvalho (Paulo César Soares – China); Bruno Estéfano Teixeira (Almir Silva), e os indicados pela vereadora Luciene Fachinelli: Ademar José do Nascimento, Frederico Augusto Cardoso de Cantuária, Paulo César Garcia de Sousa, Flávio Garcia de Morais e João Paulo Borges Machado.
Jorn. Karla Ramos
Dep. Comunicação da CMU
13/04/2023