Na noite da última quarta-feira foram definidos os nomes dos vereadores que compõem a Comissão
A criação da Comissão Especial de Inquérito (CEI) foi efetivada pela Câmara Municipal de Uberaba na noite da última quarta-feira (10). O objetivo é investigar possíveis erros cometidos em atendimentos realizados pelo Hospital da Criança e pelo Samu, especialmente durante atendimento a um adolescente de 13 anos, que faleceu no dia 29 de abril, além de, pelo menos, outras duas crianças.
Com a assinatura dos 21 vereadores garantida, faltava apenas definir os demais integrantes da Comissão, uma vez que, o autor da proposta, Professor Wander, ficou como vice-presidente, seguindo o Regimento Interno da Casa. Por indicação do presidente Fernando Mendes, a vereadora Lu Fachinelli será a presidente, enquanto o Cabo Diego ficou responsável pela relatoria.
Pela primeira vez na história uma CEI teve unanimidade entre os parlamentares. Outros dois vereadores, Tulio Micheli e Marcos Jammal, também haviam entrado com pedidos para criação da Comissão, mas, por questões regimentais, o primeiro a protocolar o pedido tem prioridade.
O professor Wander agradeceu pelas assinaturas, um fato inédito na Casa, destacando que é através de ações desta natureza que vão conseguir apurar o que realmente aconteceu, sem politizar a situação.
Fernando Mendes comentou que nunca viu uma comoção tão grande na cidade, e que respostas precisam ser dadas para a sociedade. “Eu já havia dito que não iria colocar uma CEI “chapa branca”, ou seja, aliada à prefeita Elisa Araújo, afirmou o presidente.
O vereador Cabo Diego disse que a apuração será realizada, independente de onde estiver o erro e quem errou será responsabilizado pois, além de uma resposta para a sociedade, é preciso também dar uma resposta para a família do Marcelo. A presidente da Comissão, Lu Faquinelli, disse que se reuniu com a Promotoria de Justiça na última quarta-feira (09), e afirmou que a passagem de Marcelo será um divisor de águas na Saúde da cidade. “E estamos preparados para esse desafio”, finalizou a vereadora.
Conforme explicou o presidente Fernando Mendes, a CEI terá um prazo de 90 dias para concluir os trabalhos, período que, regimentalmente, poderá ser prorrogado uma única vez, caso seja necessário.
Jorn. Hedi Lamar Marques
Departamento de Comunicação CMU
11/05/2023