
Vereadora Lu Fachinelli realizou diversos encontros com alunas da rede pública para discutir a questão da Dignidade Menstrual
No último domingo, 28 de maio, foi celebrado o Dia Internacional da Dignidade Menstrual. Ciente da relevância da reflexão que a data provoca e disposta a contribuir para conferir efetividade à Lei Municipal nº 13.785, a vereadora Luciene Fachinelli (UB) passou a última semana desenvolvendo, junto a estudantes adolescentes da rede pública, um trabalho de conscientização sobre a importância do cuidado com essa realidade que também faz parte do cotidiano de meninas e mulheres uberabenses.
A data criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) chama a atenção para um tema importante: a falta do acesso básico à higiene entre pessoas que menstruam. Algo que a Lei Municipal nº 13.785, originada em projeto de autoria da vereadora Lu Fachinelli pode contribuir para mudar na cidade de Uberaba.
A parlamentar, contando com o apoio das secretarias de Educação e de Defesa Social do Município, percorreu diversas escolas rurais dando conhecimento às alunas e servidoras sobre da importância do cuidado com a dignidade menstrual das adolescentes e das mulheres na contemporaneidade. Durante roda de conversa com os jovens Lu Fachinelli também abordou temas ligados a saúde como as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs)
Durante as visitas promovidas pela vereadora foi realizada ainda a distribuição de absorventes. Oportunidade em que Lu Fachinelli, falou de sua recente viagem a Belo Horizonte para tratar da implementação de uma fábrica de Fraldas e absorventes no Município, o que foi viabilizado graças a recursos do então deputado Aelton Freitas. A unidade será implantada ala feminina da PEPAIO – Penitenciaria Aloisio Ignácio Oliveira, contribuindo assim para o processo de ressocialização das apenadas.
Jorn. François Ramos
Dep. Comunicação da CMU
29/05/2023