Dois projetos de cidadania uberabense, assinados por Luciene Fachinelli, foram aprovados no Legislativo ontem (06).
Uma das propostas declara Cidadã Uberabense Valdilene Rocha Costa Alves, atual secretária municipal de Saúde. Valdilene nasceu em Cajari, no Maranhão, e veio para Minas Gerais em 2004. Formou-se em enfermagem pela Uniube. Trabalhou nas secretarias de Saúde de Delta e Conquista, na Santa Casa de Misericórdia de Sacramento, e atualmente é responsável pela Secretaria de Saúde de Uberaba.
Luciene homenageou também Catarina Evangelista Faria Leopoldino, nascida na cidade vizinha de Ibiá. Formada em magistério, pós graduada em física e matemática e em supervisão escolar, lecionou durante anos. Foi servidora concursada da extinta Minas Caixa, e, aos 38 anos de idade, a primeira mulher a ocupar o cargo gerência na instituição.
Em 1998, veio morar em Uberaba. Por convite de Eurípedes Craide, Isabel do Nascimento e o vereador Baltazar da Farmácia, Catarina se viu envolta a uma campanha política em que liderou um grupo de mulheres, momento em que desde então se tornou personalidade na política local. Catarina se mantém atuante na política uberabense.
PL 197/22 – Projeto de autoria de Tulio Micheli, que dispõe sobre a garantia de orientação de primeiros socorros para casos de engasgamento, aspiração de corpo estranho e prevenção de morte súbita de recém-nascidos na rede pública e privada de saúde de Uberaba, recebeu pedido de vistas da vereadora Rochelle Bazaga.
Jorn. Karla Ramos
Dep. Comunicação da CMU
06/06/2023