Vereadores aprovam projeto que prevê melhorias no trânsito
Prefeito encaminhou a matéria que atende reivindicações dos vereadores no que tange a sinalização
Foi aprovado ontem o Projeto de Lei 093/11, que autoriza a abertura de Crédito Adicional Suplementar no valor de 2.300.000,00 (Dois milhões e trezentos mil reais) para ações de melhorias no trânsito, atendendo solicitações dos vereadores. O presidente Luiz Dutra (PDT), lembrou que o projeto atender inúmeros pedidos para manutenção das sinalizações verticais e horizontes da cidade. “O prefeito encaminhou este projeto, pois entendeu que nossas reivindicações são justas, haja vista a precariedade da sinalização de trânsito da cidade. Que é também um fator geral de reclamação da cidade. Esta é mais uma ação em que os vereadores, em um trabalho conjunto, obtiveram um posicionamento positivo da administração municipal”, disse.
Posicionamentos – Vereador líder do Governo, Cléber Cabeludo (PMDB) defendeu o projeto, uma vez que nos últimos seis anos houve um aumento de 50% no número de veículos no município. “É necessário realizar uma mudança na sinalização que está precária”. O vereador Samuel Pereira ( PR) também votou a favor do projeto, solicitando principalmente placas de sinalização e quebra-molas.
O vereador Marcelo Borjão (PMDB) chamou a atenção para o investimento de R$ 600 mil com a contratação do arquiteto Jaime Lerner e que, segundo ele, não resultou em quase nenhuma mudança no trânsito. “O trânsito em Uberaba, às 17h30 está caótico. Outra questão é o cruzamento entre as vias Alexandre Barbosa, Hidelbrando Pontes e Álfen Paixão que precisa ser revisto, pois estão acontecendo muitos acidentes”, destacou.
Defensor do Plano Diretor do Trânsito, o vereador segundo secretário da Mesa, João Gilberto Ripposati (PSDB), lembrou que o parlamentar representa a voz da população no momento de definição das diretrizes do município. Ele atentou para a manutenção da sinalização não somente nas vias urbanas, como também nas rurais, para garantir acesso de segurança e de veículos da Saúde. Já o vereador Afrânio Resende (PP) destacou a necessidade de melhorias na sinalização e recapeamento da Avenida Reinaldo Boareto no bairro Uberaba I. Segundo ele, a contratação de empresas para prestação de serviços públicos pode agilizar o trabalho e apresentar resultados mais rápidos à população. Ele também salientou a questão da acessibilidade. “É importante viabilizar a acessibilidade na porta das escolas para atender crianças com deficiências”, disse.
Reivindicações - Vereador e 1º Secretário da Mesa, Carlos Godoy (PTB) salientou a importância de o Projeto abranger todos os bairros, uma vez que o município, de modo geral, está carente de ações voltadas para o trânsito. “Uberaba, como a maioria das cidades da América Latina, nasceu sem planejamento. Daí, a existência de uma série de problemas”, avaliou.
Vereador Jorge Ferreira (PMN) também solicitou melhorias na sinalização. Ele ainda destacou a necessidade de trincheiras, com alternativas para o trânsito, visto o crescimento da cidade. O vereador José Severino (PT) destacou a necessidade de se investir no trânsito de Uberaba, “visto que existem cerca de 150 mil veículos no município, o que representa aproximadamente um veículo para cada duas pessoas”. Quem também apresentou reivindicações no tocante ao tema debatido, foi o vereador Chiquinho da Zoonoses (PR) que solicitou investimentos na região do Grande Tutunas.
O vereador Almir Silva (PR) defendeu o projeto de mudanças no trânsito do município elaborado pelo arquiteto Jaime Lerner. “Ele é uma das pessoas mais inteligentes que temos no Brasil e o terceiro melhor profissional da área no mundo. No começo, as mudanças podem gerar transtornos, mas é somente uma questão de hábito. Também é preciso avaliar que as modificações também abrangem o crescimento da cidade pelos próximos 10 a 15 anos e isto é planejamento. Às vezes, no momento, não entendemos, mas eles já estão olhando para o futuro”, analisou.
O ex-presidente, vereador Lourival dos Santos (PcdoB), como a maioria dos parlamentares, solicitou a melhoria na sinalização de trânsito já que, segundo ele, desde 2005, em seu primeiro mandato, solicitou sinalização para o bairro Boa Vista e não obteve resposta. Ele também afirmou que era obrigação apoiar o projeto, visto que era oriundo de solicitação do Legislativo, mas que a partir de agora caberia aos vereadores a fiscalização da aplicação correta dos recursos.
Apesar de reconhecer que o trânsito no município está bastante caótico, sem sinalização vertical e horizontal, vereador Itamar Ribeiro (DEM) votou contra o projeto por não concordar com as mudanças que estão sendo realizadas no trânsito para cumprimento do projeto do arquiteto Jaime Lerner. Segundo o parlamentar, ao invés de contratar empresas para executar as obras, a Prefeitura deveria utilizar seus próprios profissionais para realizar o trabalho. “A terceirização abre uma porta para a falcatrua”, afirmou.
O projeto foi aprovado por 12 votos favoráveis e um contrário, do vereador Itamar Ribeiro (DEM).