
Vereador Marcos Jammal indicou o nome de Torres Homem Rodrigues da Cunha para se tornar logradouro de Uberaba
Torres Homem Rodrigues da Cunha foi homenageado pelo vereador Marcos Jammal através de projeto aprovado na Câmara Municipal, nesta segunda-feira (19).
O pecuarista, que dará nome a logradouro público em Uberaba, faleceu em Araçatuba em 2010. Era filho de Vicente Rodrigues da Cunha e de Dona Olinda Arantes. “Vicente deu início à criação que é hoje o importante rebanho da marca VR. Um dos motivos fundamentais de sucesso foi buscar o aperfeiçoamento racial e genético contínuo de animais de origem zebuína indiana, que comprovassem sua procedência genealógica”, contou Jammal.
Durante grande parte de sua trajetória, a VR foi administrada por Torres Homem, que aprimorou a qualidade do rebanho ao longo de sua vida. “Torres e sua mãe Dona Olinda programaram a participação da marca VR numa expedição à Índia. O objetivo era selecionar o Nelore, pois a raça se firmava como preferida entre os pecuaristas da região do Triângulo Mineiro desde a década de 1950. Quatro anos depois, foi iniciada a coleta de sêmen do reprodutor Karvardi para congelamento. Era o auge do que hoje é a Central VR, uma das pioneiras nesse tipo de atividade. Após dez anos da formação do rebanho, o animal morreu em 1972. Ele foi embalsamado e protegido numa redoma de vidro, que está em uma sala de troféus e medalhas”, disse o vereador. O acervo da famosa marca VR está no Museu do Zebu em Uberaba.
Torres Homem e a marca VR acumulam premiações ao longo das edições da ExpoZebu. “A trajetória de Torres faz parte da história da pecuária brasileira”, encerrou o parlamentar. Familiares do pecuarista estiveram presentes no plenário para acompanhar a votação do projeto.
Nilo Terra – Projeto também assinado por Jammal declarou, ontem (19), como Cidadão Uberabense Nilo Terra. Nascido em Andradas em 1970, Nilo foi morar com a família em Frutal/MG quando tinha um ano de idade, mas mudou-se aos 12 anos para Uberaba para estudar. Estudou no colégio Marista Diocesano até a conclusão do ensino médio. Fez Medicina na UFTM, tendo se formado em 1990. Após isso, mudou-se para Brasília, onde serviu a Marinha do Brasil, chegando ao posto de 1º Tenente. Decidiu retornar para Uberaba, onde, em 2001, casou-se com Vânia Magalhães Moreno Terra, empresária, com quem tem dois filhos, Caio e Carla.
Nilo é sócio proprietário da empresa TH Segurança e Medicina do Trabalho, que, este ano, faz 20 anos de fundação e com filiais em Campo Florido e Conceição das Alagoas. “Primeiro médico de família em Uberaba, trabalhou nas PSF’s Maracanã e Fabrício, atendendo várias famílias de nossa comunidade, e conquistando vários amigos. Nilo trabalha também como médico da Caixa de Assistência do Banco do Brasil. É Mestre Maçom da Augusta e Respeitável Loja Simbólica Quatro de Junho Uberabense.”
Retirados – O projeto que denomina Floripa de Jesus dos Santos como logradouro público no Município de Uberaba foi sobrestado por Ismar Marão. A proposta assinada por Marcos Jammal, que dispõe sobre a instituição da política de transparência na cobrança do Imposto Sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) de Uberaba, foi arquivado, assim como a iniciativa de Alessandra Paigem, que proíbe as instituições financeiras de celebrar contrato de empréstimo de qualquer natureza, com aposentados e pensionistas, por ligação telefônica ou aplicativo de mensagem instantânea. A vereadora irá transformar o projeto em requerimento.
Jorn. Karla Ramos
Dep. Comunicação da CMU
19/06/2023