A partir do próximo ano o dia 15 de junho será a data oficial para comemorar o “Dia do Cão Policial e do Cão de Salvamento do Corpo de Bombeiros”. A proposta da vereadora Denise da Supra, inserida no Calendário Popular, foi aprovada na sessão da última quarta-feira (06).
Parte dos homenageados estiveram no Plenário, representando todos, o cão Uno da Polícia Militar, que estava sendo conduzido pelo Cabo Moraes, além das cadelas Cheise e Hely, acompanhada pelos militares cabos Couto e Menezes, do Corpo de Bombeiros.
Denise lembrou da oportunidade em que homenageou os cães policiais pela primeira vez, anos atrás, quando o então presidente Luiz Dutra disse que os animais não poderiam entrar no Plenário. Ela insistiu e disse que era isso, ou transferir a reunião para a praça Rui Barbosa. Com isso Uberaba foi a primeira cidade a homenagear cães na ativa, pois situação semelhante ocorrida em São Paulo prestou homenagens a um cão já aposentado.
“Foi um dos dias mais bonitos nesta Casa”, afirmou. A parlamentar ficou emocionada ao falar sobre o projeto e os animais, que desempenham funções tão importantes em nossa sociedade. “Os cães salvam nossas vidas de tantas maneiras e a gente quando encontra animais envenenados, se questiona como os seres humanos podem ser assim”, afirmou Denise.
A vereadora convidou os demais vereadores, mas especialmente o vereador Ismar Marão para assinar o projeto com ela, pois sabe do amor dele pelos animais. Marão agradeceu e falou sobre a importância dos cães dos bombeiros e da Polícia Militar. Ele lembrou que, infelizmente, a Polícia Civil ainda não tem canil, mas sempre conta com o apoio dos cães das duas corporações, quando necessário, prestando serviço de grande relevância à Uberaba.
Denise aproveitou para agradeceu o apoio do promotor do Meio Ambiente, Carlos Valera, que ajudou a conseguir veículos adequados para o transporte dos cães, que inicialmente sofriam muito ao serem transportados em veículos inadequados e sem ar condicionado. “Hoje eles viajam em condições dignas e com ar refrigerado”, acrescentou.
O ex-comandante do Corpo de Bombeiros na cidade, coronel Anderson Passos, estava no Plenário e foi convidado a participar. Atualmente ele está na reserva e é o atual secretário titular da Secretaria de Serviços Urbanos e Obras. Para destacar o nível de importâncias dos cães, Passos lembrou da tragédia em Brumadinho, onde os cães foram responsáveis por cerca de 80% de todos os resgates realizados.
“Estes cães prestam um serviço único e singular, são as ferramentas mais poderosas que as corporações têm, desenvolvem tarefas que apenas eles são capazes de fazer, quando os seres humanos se veem vítimas das próprias agruras, os bombeiros e os policiais de quatro patas é que estão sempre nos socorrendo”, disse Passos.
O ex-comandante também comentou que mantê-los é um desafio, pois antes não havia transporte apropriado e hoje contam com viaturas e alimentação adequadas, além de atendimento veterinário. O bombeiro também agradeceu pela ajuda aos cães, que sempre nos socorrem de maneira silenciosa e muito leal.
Passos parabenizou Denise pela iniciativa da homenagem, pois eles são sempre lembrados em momentos de desastres e de infortúnio. “É importante lembrar também em momentos de paz, mostrando que a vereadora tem a preocupação de zelar por quem cuida da gente”, acrescentou.
O vereador Túlio Micheli comentou a existência de um projeto para a construção de um verdadeiro canil para os bombeiros, no Centro de Treinamento, na Univerdecidade, que ficará em cerca de R$ 800 mil. Túlio disse que conversou com os militares e pediu aos colegas que este ano destinem parte das emendas impositivas para esta finalidade, possibilitando conseguir pelo menos a metade do valor necessário, para iniciar as obras.
O ex-comandante BM lembrou que Uberaba é uma das poucas do Brasil que conta com um canil dos bombeiros, o mais antigo do país e o único do interior de Minas, que já prestou serviços em vários estados do país. “Os cães são sempre os primeiros a chegarem nos desastres, que não têm hora marcada, e é necessário que tudo esteja muito bem preparado e treinado, com os cães em condições de atendimento”, analisou Passos.
Denise também lembrou de outra importante mudança, com relação aos cães bombeiros e policiais, que anos atrás eram leiloados quando se aposentavam e encerravam as atividades. Segundo ela, após manifestações em mais de 300 municípios do Estado, conseguiram que o governador da época se sensibilizasse e mudasse a Lei, fazendo com que eles pudessem ser adotados, inclusive pelos tutores.
Jorn. Hedi Lamar Marques
Departamento de Comunicação CMU
06/07/2023