Na sessão do último dia 21/08/23, o vereador Paulo César Sores, “China” (PCdoB), apresentou projeto que autorizava a designação de logradouro público na cidade. Aprovada em plenário, a homenagem concedida a Elaine Vieto demonstra o reconhecimento do Poder Legislativo à memória de uma cidadã que fez a diferença.
Nascida em 1963, na cidade de Uberaba, Elaine Vieto, filha de José Vieto e Marlene Rocha Vieto, fez do amor e dedicação, presentes em tudo com que se comprometeu ao longo de seus 57 anos de vida, sua característica mais marcante.
De acordo com o vereador “China”, a homenageada iniciou sua carreira como professora da educação básica, mas foi na saúde que ela encontrou sua vocação maior. Durante décadas trabalhou como técnica de enfermagem no Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro e também no, hoje extinto, Hospital São José.
Elaine Vieto era apaixonada por seu trabalho, por sua família e pela cidade de Uberaba. Um amor compartilhado com o futebol. No período de 2013 a 2015, ela foi diretora e membro do Conselho Deliberativo da torcida “Avante Naça”.
Vieto foi descrita pelo presidente do Nacional Futebol Clube, Mário Miguel Hueb, como “[...] grande mulher, com grande capacidade de estabelecer relações humanas, de intermediar situações, de fazer consensos, participando e colaborando sempre e que se notabilizou pela liderança, humildade, capacidade de diálogo, resistência física e por ter sido uma mulher determinada”.
Em 02 de abril de 2021, vítima de neoplasia maligna, Elaine Vieto faleceu deixando além de seus pais, os filhos, netos, e muitos amigos. Presente à sessão plenária da Câmara Municipal de Uberaba, sua filha, Leilane Vieto, agradeceu emocionada ao vereador Paulo César Soares, pela iniciativa, e aos demais edis, pela aprovação da homenagem.
Jorn. François Ramos
Dep. Comunicação da CMU
21/08/2023