O escritor José Humberto Henriques, nome indicado para o Prêmio Nobel da Literatura, participou ontem (22) da sessão da Câmara Municipal a convite da vereadora Luciene Fachinelli. A proposta de indicação ao prêmio é assinada pela Academia de Letras do Triângulo Mineiro (ALTM) e a editoria dos periódicos culturais Primax e Nexos.
O advogado, escritor, historiador e acadêmico da ALTM, Guido Bilharinho, esteve participando da reunião ao lado de José Henriques e da historiadora Maria Aparecida Manzan, e destacou a extraordinária capacidade perceptiva e elaborativa de José Humberto. “Henriques levou a ALTM e a editoria a decidirem pela formalização de uma proposta de indicação à academia sueca. Indicamos José Henriques por causa da grandiosidade de sua obra, caracterizada por três aspectos: quantidade, qualidade e variedade. São mais de 100 romances escritos, que provam um poder de imaginação e fabulação extraordinárias. Machado de Assis, por exemplo, escreveu nove romances”, afirmou Guido.
O escritor, que também é médico cardiologista, escreveu até o momento 406 livros, mas outras duas ou três obras devem ficar prontas até dezembro deste ano. “Eu trabalho duro, busco trabalhar a obra de arte da melhor forma prospectiva possível. Assim, acabamos construindo, de forma solo, uma das maiores obras literárias do planeta. Meu trabalho motivou amigos a sugerirem meu nome para o prêmio, sendo um dos responsáveis por essa indicação, Guido Bilharinho. Sem o Guido, Uberaba não teria a proeminência que tem no campo da cultura. Conquistaremos este prêmio em nome de Uberaba”, disse José Humberto. “Eu tenho certeza que o universo vai nos responder favoravelmente, e, assim que receber o prêmio, faço questão que você venha à Casa compartilhar conosco a conquista”, adiantou Luciene Fachinelli.
Nos seus mais de 100 romances, destaca-se a série ‘A Tragédia Humana’ com 6.000 páginas divididas em nove romances. “São muitas pessoas engajadas, trabalhando em função da conquista deste prêmio. Sei que é muito difícil ganhar, mas temos uma possibilidade muito boa de conquistar a premiação”, ressaltou José Henriques. O resultado será divulgado pela academia sueca no fim do ano.
Jorn. Karla Ramos
Dep. Comunicação da CMU
23/08/2023