O vereador Professor Wander (Podemos) esteve, junto com a comitiva da Secretaria Municipal de Defesa Social, na cidade de Ituiutaba. O objetivo era reunir-se com a equipe técnica daquele município para melhor conhecer a dinâmica do projeto "Buzão do Povo", e trazer informações preciosas para Uberaba.
Os impactos do custo com o transporte coletivo na vida da população não se restringem à questão da mobilidade urbana. Professor Wander, ciente da dificuldade de muitas famílias em absorver o valor da tarifa no orçamento doméstico, transformou a concessão de gratuidade no sistema municipal para os estudantes uberabenses em uma luta prioritária de seu mandato.
Wander, que também ocupa o cargo de 1º vice-presidente na Mesa Diretora da Câmara Municipal, lembra que o Passe Livre é um projeto em discussão em Uberaba desde o ano passado (2022) e que a perspectiva é de que, em breve, ele seja votado em plenário, sendo que as impressões obtidas em Ituiutaba podem auxiliar, e muito, na apreciação e aprovação da iniciativa pelos parlamentares.
Por fim, Wander enfatizou que resguardadas as diferenças populacional e de demanda entre Uberaba e Ituiutaba, já que por lá são ofertadas 98 mil passagens por mês, divididas em apenas oito linhas fixas em 11 veículos, enquanto aqui são mais de um milhão de passagens/mês, com dezenas de linhas e 104 veículos, “a experiência da cidade vizinha agregou conhecimento sobre questões como a satisfação da população, as falhas e os trâmites legais e técnicos necessários”.
Jorn. François Ramos
Dep. Comunicação da CMU
13/09/2023