Por intermédio do Projeto de Lei (PL) 495/2023, a vereadora Lu Fachinelli (União Brasil) apresentou, e teve aprovada pelo plenário da Câmara Municipal de Uberaba (CMU), proposta de criação da Semana Municipal de Promoção e Proteção à Saúde da Mulher 40+ e também do Dia de Promoção e Proteção à Saúde da Mulher 40+, que passam a integrar o Calendário Popular.
Lu Fachinelli pautou sua iniciativa na necessidade de informar e promover junto à população de Uberaba, em especial as mulheres, os cuidados necessários à saúde após os 40 anos de idade. “É preciso conscientizar a todas sobre sintomas da menopausa e do climatério, tratamentos, direitos e a necessidade de adotar posturas de preventivas quanto a saúde”, frisou.
A intenção da vereadora, que também ocupa a função de 2º vice-presidente da CMU, com a introdução no Calendário Municipal de um momento para refletir sobre a necessidade de promover e proteger a saúde da mulher com 40 anos ou mais também tem como objetivo “propiciar a conscientização e desmistificação da visão machista de questões que envolvem a menopausa e o climatério”.
Por fim, Lu Fachinelli celebrou a aprovação do projeto pela casa legislativa e a inclusão no Calendário Popular de Uberaba da data de 18 de outubro como o Dia de Promoção e Proteção à Saúde da Mulher 40+. A vereadora destacou, no que se refere a saúde feminina, que conscientizar, educar e prevenir representam um gesto de amor.
Jorn. François Ramos
Departamento de Comunicação CMU
28/09/2023