CMU homenageia Dom Roque pelos 50 anos de ordenação sacerdotal
A Câmara Municipal de Uberaba homenageou, ontem (13), o Arcebispo Metropolitano de Uberaba, Dom Aloísio Roque Oppermann, pelos seus 50 anos de ordenação sacerdotal. A iniciativa da homenagem foi do vereador Almir Silva (PR), que ressaltou o trabalho do arcebispo para a comunidade uberabense. Ele lembrou que há 15 anos Dom Roque é arcebispo de Uberaba, desenvolvendo importantes trabalhos sociais e comandando a igreja católica na cidade. O vereador também parabenizou o arcebispo pelos seus 75 anos, comemorados no último dia 19. O vice-prefeito Paulo Mesquita, representando o Executivo, parabenizou o Arcebispo e também enfatizou o trabalho social realizado pela Igreja Católica.
O Presidente do Poder Legislativo, vereador Luiz Dutra (PDT), em seu pronunciamento, também agradeceu a dedicação de Dom Roque. “Gostaria de externar nossos sinceros agradecimentos por sua dedicação, pelo amor ao próximo, e por ser o guia de toda uma sociedade, que cada vez mais precisa estar em comunhão com Deus e seu filho Jesus Cristo”, destacou.
Dom Roque agradeceu Almir pela homenagem e também ao vice-prefeito, que foi citado como amigo. Ele destacou ainda que se sentia feliz em ser homenageado pela Câmara, relembrando também que há 15 anos recebeu o Título de Cidadania Uberabense. O Arcebispo não se furtou a lembrar ainda, de Dom Alexandre Gonçalves do Amaral, 4ª Bispo e 1º Arcebispo de Uberaba. Segundo Dom Roque, Dom Alexandre teve importante papel em sua vida sacerdotal.
O Arcebispo foi ordenado padre no dia 29 de junho de 1961 na cidade de Taubaté (SP), pela Congregação do Sagrado Coração de Jesus (SCJ). Em 1983 foi nomeado bispo para a diocese de Ituiutaba (MG), sendo transferido, em 1988, para a diocese de Campanha, também em Minas. Em maio de 1996 foi nomeado arcebispo da Arquidiocese de Uberaba.