A vereadora Denise da Supra comemorou o resultado do último mutirão de castração realizado entre os dias 1º e 13 de novembro. Ao todo foram castrados 1.283 animais, entre cães e gatos. O trabalho só foi possível graças a uma emenda no valor de R$ 400 mil, enviada à Ong Supra (Associação Uberabense de Proteção aos Animais), pelo deputado estadual coronel Carlos Henrique Coelho de Campos, a pedido da vereadora.
Denise agradeceu a direção do Hospital Veterinário de Uberaba, em especial ao médico veterinário Cláudio Yudi, que é professor e gerente clínico da instituição de ensino, por ceder o espaço para a realização dos procedimentos. Ela também agradeceu a sua equipe de assessores, assim como aos voluntários da Supra, que auxiliaram nos trabalhos.
“Eu também agradeço de forma especial aos médicos veterinários que participaram desse grande evento em Uberaba”, afirmou a parlamentar, que não mediu esforços para conseguir a emenda com o deputado. Os procedimentos foram realizados pela equipe do médico veterinário Alex Vieira, usando a técnica por gancho, que é considerada minimamente evasiva.
Todos os animais são avaliados antes dos procedimentos. Após as cirurgias, que não demoram, as cadelas e gatas são liberadas usando roupa cirúrgica, enquanto os gatos machos usam colar almofada e os cães machos o colar elisabetano. Todos são medicados, microchipados e tatuados na orelha (identificando que estavam chipados e castrados).
Segundo Denise, os animais só são liberados após acordarem da anestesia e os tutores são orientados sobre como agir e, caso seja necessário, apesar de ser raro ocorrer algum problema, poderem receber assistência também no pós-cirúrgico. De acordo com a vereadora, a grande maioria dos procedimentos são realizados em fêmeas, que são em maior número, sendo 60% do total, e apenas 40% de machos.
A parlamentar destacou a importância de retirar das ruas animais que sofrem e reafirmou que a castração é a única saída. Ainda segundo Denise, não é limitado o número de animais por tutor, pois já chegaram a castrar 30 gatos de uma única pessoa, por exemplo. “São priorizadas colônias, pessoas que cuidam de grande quantidade de animais, a própria Ong tem conseguido capturar animais errantes, que permanecem pelas ruas e até mesmo em empresas”, explicou.
Entre os animais atendidos estão duas cadelas que vivem na Mata do Carrinho, as quais estavam sendo tratadas com injeções, porém o medicamento pode provocar câncer. A parlamentar fez questão de esclarecer que o dinheiro obtido é utilizado para ajudar quem realmente precisa e não tem condições de pagar pela cirurgia. Denise agradeceu também pelo apoio da Codau, que levou água para servir a todos no local.
O próximo mutirão de castração deve ocorrer em maio de 2024. Podem se cadastrar para conseguir a castração tutores de baixa renda e protetores independentes, atendendo também animais comunitários e errantes, além daqueles que vivem nos bairros rurais. As inscrições poderão ser realizadas no site https://linktr.ee/mutiraosupraong.
Jorn. Hedi Lamar Marques
Departamento de Comunicação CMU
14/11/2023