Projeto da vereadora Luciene Fachinelli incluiu ontem (29) no Calendário Municipal a celebração anual de temas ligados à literatura afro-brasileira em Uberaba. Com a aprovação da proposta, a semana do dia 13 de fevereiro ficou instituída como ‘Semana Municipal de Literatura Afro-Brasileira nas Escolas e Repartições Públicas’.
Luciene ressaltou que o objetivo do projeto é disseminar as obras literárias de autores negros e afrodescendentes em diversas vertentes, na rede pública e privada de educação, assim contribuindo para uma revisão literária da história do povo negro nos âmbitos municipal e nacional, bem como sua importância no atual contexto da sociedade civil e acadêmica. “No dia 13 de fevereiro de 1977 faleceu a escritora, compositora e poetisa Carolina Maria de Jesus, reconhecida como uma das primeiras escritoras negras do Brasil e uma das mais importantes escritoras deste país”, destacou.
Para Luciene, o poder público deve instituir ferramentas, nas esferas educacional e cultural, que contribuam para a erradicação do racismo, da discriminação e das desigualdades raciais no âmbito de suas responsabilidades.
Retirados. Os dois projetos assinados pela vereadora Denise Max, que constavam na pauta, receberam pedidos de vistas do vereador Cabo Diego Fabiano; e a proposta de datas das reuniões ordinárias do mês de dezembro teve pedido de vistas solicitado pelo vereador Caio Godoi.
Jorn. Karla Ramos
Dep. Comunicação da CMU
30/11/2023