A dificuldade do contribuinte em conseguir o agendamento e a realização de vistoria veicular, uma exigência para a transferência e emplacamento de veículos automotores, há muito provoca a insatisfação dos uberabenses. Sensível ao problema, o vereador Almir Silva (União Brasil), em agosto deste ano, apresentou requerimento com a finalidade de conseguir junto ao governo estadual a devida agilidade no processo de credenciamento de empresas privadas para a vistoria de veículos.
Por intermédio do Requerimento 1463/23, Almir Silva solicitou ao presidente da Câmara Municipal de Uberaba, vereador Fernando Mendes (MDB), que oficiasse ao governador do Estado de Minas Gerais, Romeu Zema (NOVO), reivindicando prioridade no processo de terceirização das vistorias veiculares para iniciativa privada. “A morosidade do DETRAN-MG no exercício da função tem acarretado significativos prejuízos para os empresários do setor de vendas de automotores e para todos os cidadãos que compram e vendem seu veículo”, justificou.
O empenho do parlamentar uberabense deu resultado. No último dia 18 de outubro, o governo mineiro finalmente publicou as portarias que permitem a terceirização das vistorias veiculares, sendo que as empresas credenciadas, de início, atuarão sob monitoramento do Estado.
Pelo menos 40 empresas de Uberaba, em sua maioria recém-criadas, foram inscritas no processo de credenciamento para substituir os policiais civis na realização das vistorias veiculares. Nove delas já foram autorizadas a iniciarem os trabalhos, o que deve ocorrer até o dia 15 de dezembro. Espera-se que com a efetivação da terceirização dos serviços de vistoria, por enquanto a cargo da Coordenadoria Estadual de Gestão de Trânsito (CET-MG), o governo de Minas Gerais consiga se livrar do desgaste provocado junto aos uberabenses em decorrência da ineficiência na prestação do serviço.
Jorn. François Ramos
Dep. Comunicação da CMU
01/12/2023