Concessão de direito real de uso de área pública, de 1.185,22 m², ao “Grupo Mãos Amigas Uberaba” foi aprovada na Câmara Municipal, ontem (05).
O projeto de autoria do Poder Executivo é oriundo de demanda do vereador Anderson Dois Irmãos, que demonstrou a sua sensibilidade em garantir à instituição, a construção de sua sede própria para executar projetos e ações voltados para o desenvolvimento humano no contexto pessoal, familiar e comunitário. “Sabemos o quanto é difícil a manutenção de trabalhos sociais, e o Grupo realiza um trabalho de suma importância para a comunidade. Fico feliz por poder ver esse projeto sendo votado nessa Casa hoje”, disse Anderson.
O “Grupo Mãos Amigas Uberaba”, há mais de seis anos, acolhe uma grande demanda de pessoas em situação de rua e famílias em situação de vulnerabilidade social, cujo objetivo é o desenvolvimento e execução de projetos e ações voltados para o desenvolvimento humano no contexto pessoal, familiar e comunitário. “A instituição atua desenvolvendo atividades sociais e oferecendo acompanhamento em diversas áreas. São realizadas, diariamente, oficinas de geração de renda (confecção de tiaras,
laços e chinelos), empréstimos de cadeiras de rodas, visitas em ILPIs e abrigos, etc”, contou o vereador.
Segundo representantes da instituição que estiveram no Plenário, a concessão de área se faz necessária para a construção da sede própria, uma vez que, atualmente, a instituição utiliza um imóvel alugado, cujo espaço é muito pequeno e as demandas em grande quantidade. “Com a construção de sua sede própria, a entidade poderá atender projetos futuros, como a promoção de palestras, seminários e eventos; políticas de assistência e de educação para crianças, adultos e idosos; trabalhos com jovens no reforço escolar e no esporte; e atendimentos psicológico/médico e odontológico por profissionais habilitados”, frisou o líder da Prefeita, vereador Almir Silva.
Tenda de Umbanda – Outra instituição contemplada com a concessão de área pelo Município foi a Tenda de Umbanda Pai Guine de Angola, que realiza inúmeras atividades na cidade, entre elas palestras mensais com temas esporádicos de cunho social e assistencial, confecção e distribuição de marmitex para população de rua, e arrecadação de alimentos para entrega em asilos e orfanatos. Além dessas, a instituição que fica hoje na Rua Portugal, no bairro Fabricio, pretende realizar novos projetos após a construção de sua sede no Loteamento Jardim Tita Rezende, em área de 1.207,25 m². Entre os projetos para o futuro estão o “Projeto AJEUM”, que contará com a arrecadação e distribuição de cestas básicas, “Projeto Beabá” onde será construído um espaço adequado para criação de uma biblioteca para a comunidade e ofertadas aulas de reforço escolar para crianças e adolescentes, dentre outros.
Jorn. Karla Ramos
Dep. Comunicação da CMU
06/12/2023