Projeto da vereadora Denise Max, aprovado ontem (12) no Legislativo, alterou o Código de Posturas de Uberaba, em especial, as medidas referentes aos animais.
A proposta de Denise traz que nos casos de “impossibilidade temporária” por falta de outro meio de contenção, o animal deve ficar preso a uma corrente do tipo vaivém, que proporcione espaço suficiente para se movimentar, de acordo com as suas necessidades. “O tutor precisa entender que mesmo acorrentando temporariamente, o animal necessita de cuidados e proteção. Precisa de abrigo apropriado, alimento e água fresca”, alertou.
Outra alteração feita no Código, de acordo com a vereadora, refere-se à coleira usada no animal. “O tutor fica obrigado a colocar no pescoço do pet coleira de couro ao prendê-lo, temporariamente, na corrente do tipo vaivém. Não deve ser usada a coleira de arame, porque no sol esse tipo de material causa queimaduras”, explicou.
Denise lembra que praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos é crime.
Jorn. Karla Ramos
Dep. Comunicação da CMU
13/12/2023