Nesta segunda-feira (27), atendendo à solicitação do vereador Pastor Eloisio, a prefeita, Elisa Araújo, recebeu em seu gabinete membros da Associação dos Açougues de Uberaba para tratar da regulamentação da venda de quibes fabricados por estabelecimentos na cidade. Também participaram da reunião o presidente da Associação, Orlando de Souza Júnior, o secretário adjunto de Saúde, Cecílio de Souza Araújo Filho, o diretor de Vigilância em Saúde, Matheus Carvalho de Lima, e a assessora de Assuntos Regionais, Renata Lúcio.
Atualmente, conforme resolução estadual, os açougues não podem produzir de forma artesanal produtos derivados de carne, como a massa de quibe cru. Porém, com base na alta procura pelo produto, a Associação demandou à Prefeitura e à Câmara, por meio do vereador Pastor Eloisio, uma solução para a questão.
Eloisio ressaltou a importância da organização dos empresários do ramo para que possam se adequar às normas e buscar as melhorias necessárias junto aos setores competentes, levando suas demandas ao Poder Executivo. “Após ouvir os participantes, Elisa acordou que a Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância Sanitária, fará um estudo técnico para subsidiar uma regulamentação municipal para a venda do produto. Além disso, uma outra demanda requerida pela Associação foi a participação no Conselho Municipal de Saúde, pauta que também será avaliada”, contou o vereador.
Assessoria do vereador
28/05/2024