A convite do presidente da Câmara Municipal de Uberaba (CMU), vereador Fernando Mendes, os cineastas Aldo Pedrosa, Murillo Rezende e Liana Marzinotto, ocuparam a mesa na sessão de ontem (10/06), para falar sobre o polo de cinema na cidade. A jornalista Evacira Coraspe auxiliou o parlamentar na condução dos trabalhos.
Evacira Coraspe apresentou os convidados destacando a importância daquele momento cultural, transmitido ao vivo pela TV Câmara. A jornalista, que integra a equipe do Departamento de Comunicação da CMU, frisou que Aldo, Murillo e Liana são cineastas de Uberaba, radicados em São Paulo, que se especializaram no exterior e estão prestando um grande trabalho para sua terra natal ao impulsionar e fomentar aqui ações para concretizar o município como um polo de cinema.
Aldo Pedrosa agradeceu o convite, em nome do grupo, e falou sobre os talentos que a cidade possui e que podem, com o devido empenho de profissionais do setor, autoridades públicas e instituições representativas, ganhar projeção nacional e internacional. Dentre os exemplos dessa qualidade artística, enumerados pelo cineasta, está o documentário “Chico Xavier: suas pegadas em Uberaba”, coordenado por Evacira Coraspe e produzido pela equipe da Rádio e TV Câmara (RTC).
Para transformar Uberaba em um polo de cinema Aldo Pedrosa acredita serem necessárias algumas ações, entre elas instituir uma associação que agregue cineastas experientes e premiados (nacional e internacionalmente), originários da cidade; produzir filmes (já tem alguns aprovados pela Lei Paulo Gustavo) a curto e médio prazo, inclusive com participação de atores destaque no Brasil; consolidação de parcerias e patrocínios; e a criação de um polo de cinema na cidade.
Aldo Pedrosa, frisou que nem sempre a pauta cultural merece a atenção necessária, mas Uberaba está diante de uma oportunidade de transformar Uberaba na terra do cinema, “pois temos talentos aqui pra fazer isso, então peço a ajuda de vocês pra consolidar esse sonho”.
O presidente da casa legislativa, vereador Fernando Mendes, agradeceu pelas explicações e disse não ter dúvidas da relevância da proposta dos cineastas Uberabenses, comprometendo-se, a ajudar naquilo que for possível: “Nos dê o caminho, que nossa parte iremos fazer”.
A vereadora Rochelle Gutierrez aplaudiu os cineastas por seu empenho e trabalho pela cultura, que é um direito consagrado pela Constituição Federal: “Achei fantástica essa ideia do polo de cinema, pois um povo sem cultura é um povo sem história”, enfatizou.
Jorn. François Ramos
Dep. Comunicação da CMU
11/06/2024