O vereador Marcos Jammal aproveitou o dia 18 de junho, data em que é comemorado o Dia do Orgulho Autista, para fazer a leitura de duas indicações voltadas para o tema.
Em uma delas o parlamentar solicita ao Poder Executivo que seja realizado um censo, visando identificar as famílias que possuem integrantes com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) na cidade. Segundo ele, o atendimento a essa solicitação visa identificar, mapear e cadastrar famílias que possuem pessoas com TEA, com vista ao direcionamento de políticas públicas da área da saúde, educação, trabalho e lazer.
“É como se fosse um Censo para identificar, pra gente trazer políticas públicas de forma assertiva para essas pessoas que possuem a síndrome”, explicou Jammal.
A outra indicação lida pelo vereador, visa estabelecer a prioridade/preferência na fila eletrônica, com o objetivo de ter um resultado mais rápido, com o consequente tratamento para pessoa portadora do TEA. Jammal destacou que o objetivo é oferecer mais qualidade de vida aos portadores da síndrome, que muitas vezes se veem desguarnecidos e sem diagnóstico efetivo, que dificulta muito o tratamento e reflete na qualidade de vida.
O vereador também defendeu que é preciso dar a essas pessoas a chance de um atendimento prioritário e de ter uma qualidade de vida melhor.
Jorn. Hedi Lamar Marques
Departamento de Comunicação CMU
19/06/2024