A criação de uma farmácia fundamentada na ciência da fluidoterapia está sendo sugerida pelo vereador Almir Silva. Ele encaminhou ao Poder Executivo um requerimento, solicitando um estudo para viabilizar a estrutura em um imóvel que não está sendo utilizado, situado na avenida Nelson Freire, número 950, bairro Leblon.
O vereador justifica o pedido, afirmando que esta terapia medicamentosa está entre as mais escolhidas pelos médicos na atualidade. Ele também destacou que, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), no século XXI, uma em cada três pessoas no mundo não dispõe de acesso a esses insumos.
Segundo Almir, com a instalação dessa farmácia, o tratamento de saúde do indivíduo será eficaz e, também, irá possibilitar o uso consciente e responsável de remédios, evitando a automedicação e intoxicações, bem como o desperdício, muitas vezes oneroso. Para o vereador, também deve ser levado em conta que o imóvel sugerido está ocioso e o espaço é rico em extensão, além de ser bem localizado.
Outra sugestão do parlamentar, para aproveitar melhor o local, seria o cultivo de plantas medicinais e uma horta comunitária, assim como a possibilidade de desenvolver terapias alternativas, como o reiki.
O que é a fluidoterapia? - É um tratamento médico que consiste na administração de líquidos para tratar desidratação e outras condições de saúde. O tratamento pode ser feito por via intravenosa, subcutânea ou oral, e os líquidos administrados podem conter eletrólitos, nutrientes, medicamentos, sangue ou derivados.
O objetivo da fluidoterapia é corrigir a desidratação e desequilíbrios eletrolíticos, aumentar a quantidade de sangue circulando no corpo, repor nutrientes e calorias, restabelecer e garantir a perfusão tecidual, transportar oxigênio e otimizar o débito cardíaco. É indicada em situações de choque hipovolêmico (grande perda de sangue ou fluídos), drenos, vômitos persistentes e diarreia persistentes, hemorragia e queimaduras.
A fluidoterapia pode ser utilizada tanto em humanos quanto em animais.
Jorn. Hedi Lamar Marques
Departamento de Comunicação
07/02/2025