A Câmara Municipal de Uberaba aprovou um Projeto de Lei para a realização de teste de acuidade visual nas escolas públicas do Município. O vereador Marcos Jammal (MDB) foi o responsável pela proposta, que recebeu o apoio dos demais parlamentares.
Acuidade visual é a capacidade de enxergar detalhes e distinguir formas com nitidez. Jammal apresentou alguns dados, como o fato de que até 80% das informações escolares são processadas pela visão, e que uma em cada quatro crianças tem algum problema visual não diagnosticado, segundo o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). “Problemas de visão afetam aprendizagem, auto estima e desenvolvimento infantil”, afirmou ele.
De acordo com o projeto, serão realizados exames anuais, no primeiro semestre de cada ano, por profissionais capacitado. “É um teste simples, com a utilização apenas de letras em uma folha de papel, basta apenas uma folha impressa, uma sala bem iluminada e a distância de 6 metros para que o teste possa ser feito”, explicou o vereador.
Conforme lembrou Jammal, muitas vezes a criança está tendo dificuldade nas aulas porque não está conseguindo enxergar direito. Deficiência visual causa baixo desempenho escolar”, acrescentou. Segundo levantamentos, crianças com problemas visuais tem três vezes mais chances de baixo rendimento, enquanto 65% daquelas com dificuldades escolares tinham problema de visão e, destas, 30% precisaram de correção visual.
Para o vereador, além de evitar o fracasso escolar, o exame vai proteger a auto-estima e favorecer a inclusão. “É um projeto muito simples, de baixo custo e extremamente importante”, avaliou.
Jammal também agradeceu pelo apoio das secretarias municipais de Educação e Saúde. Ele lembrou que antigamente tinha dentistas e oftalmologistas e que isto precisa voltar para as 79 escolas do município, além de defender a realização de parcerias para viabilizar os atendimentos.
O vereador Tulio Micheli sugeriu a apresentação de um outro PL para viabilizar também os óculos para os estudantes que precisarem.
Jorn. Hedi Lamar Marques
Departamento de Comunicação CMU
27/03/2025