A vereadora Denise da Supra apresentou à Câmara Municipal de Uberaba o Requerimento nº 00705/2025, que solicita à prefeita Elisa Araújo a criação de um passe livre no transporte público para mulheres vítimas de violência doméstica. O benefício seria concedido mediante comprovação de atendimento no Centro Integrado da Mulher (CIM) ou na Delegacia da Mulher do município.
A proposta busca auxiliar mulheres que, muitas vezes sem renda ou emprego, enfrentam dificuldades para acessar serviços de proteção ou buscar apoio. De acordo com a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), em 2024, Minas Gerais registrou 153 mil casos de violência doméstica e familiar contra mulheres, uma média de 420 ocorrências por dia. No mesmo período, 161 mulheres foram vítimas de feminicídio, enquanto 248 sobreviveram a tentativas. Os números apontam uma triste realidade, também presente no cotidiano dos uberabense.
A vereadora Denise da Supra, que já atuou em outras pautas relacionadas aos direitos das mulheres, destacou a importância da medida: "Muitas vítimas não conseguem romper o ciclo de violência por falta de condições até mesmo para se locomover. O passe livre pode ser um instrumento de favorecimento à prevenção e à punição dos agressores".
A proposta agora depende da análise do Poder Executivo. Enquanto isso, a parlamentar autora do requerimento se comprometeu a continuar atuando para implementar e fortalecer políticas públicas que garantam segurança e acesso a direitos básicos. A iniciativa reforça a urgência de medidas concretas no combate à violência de gênero, um problema que ainda exige respostas eficazes em todo o Brasil.
François Ramos
Departamento de Comunicação/CMU
07/08/25