Dando continuidade à programação da Semana Municipal de Conscientização do Uso Racional e Sustentável da Água, nesta quarta-feira (10) será realizada uma atividade especial coordenada pelo Departamento de Arte e Cultura da Secretaria Municipal de Educação (Semed), em parceria com o Grupo AMA – Agentes do Meio Ambiente e o vereador Ripposati Filho. A Lei nº 12.337/2015, que completa 10 anos em 2025, foi idealizada pelo ex-vereador João Gilberto Ripposati e incorporada pela Lei nº 12.608/2017.
O Grupo AMA está presente em 26 escolas municipais do Ensino Fundamental II e reúne alunos do 6º ao 9º ano. O objetivo é despertar o protagonismo juvenil a partir de práticas educativas voltadas à sustentabilidade e à preservação ambiental, incentivando a atuação de estudantes, famílias e comunidades em prol da conscientização socioambiental.
Nesta edição, os alunos das escolas municipais Stella Chaves e Maria Lourencina Palmério irão se unir em uma caminhada de mobilização no Conjunto Alfredo Freire. O roteiro terá início com o traslado dos estudantes da E.M. Maria Lourencina até a E.M. Stella Chaves, seguido de caminhada conjunta até a Praça Valdivino José Rosa, onde haverá a abordagem de pedestres com mensagens de incentivo ao consumo consciente da água. O encerramento será marcado pelo retorno dos alunos às escolas.
A Semana começou na segunda-feira (08) e prosseguiu nesta terça-feira (09), com os alunos da Escola Estadual Dom Eduardo. Acompanhados da equipe de Educação Ambiental da Codau, eles realizaram visitas monitoradas passando pela Captação Nenê Gomes, pela Estação de Tratamento de Esgoto Francisco Veludo e encerrando no Parque das Barrigudas. Essa programação continua na quinta e sexta-feiras com a participação da Escola Municipal Norma Sueli Borges e do Colégio Antares.
Segundo Ripposati Filho, a atividade simboliza a união de forças entre escola, poder público e comunidade em torno de um bem comum: “Quando vemos as crianças e adolescentes levando essa mensagem para as ruas, temos a certeza de que a conscientização ganha mais alcance”, disse.
O vereador explica que essa foi a razão de envolver nas ações crianças da rede pública e privada, já que são como esponjas que absorvem as informações e se tornam grandes multiplicadores de boas ideias e práticas. “A água é um bem finito, e cada gesto de economia faz diferença”, alerta.
A Semana terá seu encerramento oficial no dia 11 de setembro, às 15h, no Plenário da Câmara Municipal, durante sessão ordinária, com a presença do promotor de Justiça Carlos Alberto Valera, do Ministério Público de Minas Gerais.
Jornalista Maria Cândida Sampaio
Assessoria do vereador Ripposati Filho
09/09/2025