O “Dia Municipal do Flash Back” foi aprovado ontem (17) na Câmara Municipal, e será realizado anualmente no dia 05 de novembro.
O autor da proposta, vereador Ismar Marão, comentou que a inclusão da data no Calendário Popular objetiva valorizar a cultura, resgatar e celebrar os elementos fundamentais da cultura flashback, como as músicas; os passinhos de dança; os DJs; e os colecionadores retrôs. “Os bailes flashback são importantes por resgatarem a cultura e a nostalgia de décadas passadas. Além disso, a dança pode trazer benefícios para a saúde, como melhora da coordenação motora, do bem-estar físico, combate ao estresse e promoção da saúde emocional”, ressaltou.
Marão destacou que os bailes são também uma forma de manter viva a cultura e a memória de épocas passadas, “celebrando músicas e estilos que marcaram gerações. Eles promovem a socialização e lazer, através de encontros entre pessoas de diferentes idades, fortalecendo laços familiares e amizades, além de proporcionar momentos de descontração e alegria. A dança flashback permite que pessoas de diferentes faixas etárias compartilhem experiências e memórias, promovendo a interação entre pais, filhos e avós. A cultura flashback enfrenta o desafio de ser reconhecida e valorizada, com grupos que buscam pela manutenção e o crescimento desse estilo”, contou Marão.
Jorn. Karla Ramos
Dep. Comunicação da CMU
18/11/2025






