A Câmara Municipal de Uberaba conferiu, em sessão ordinária desta segunda-feira (15), uma Homenagem Especial às Faculdades Associadas de Uberaba (Fazu) pelos 50 anos de fundação da instituição. A honraria, que encontra origem no Requerimento 182/2025 de autoria do vereador Marcos Adad Jammal (PSDB), reconhece a trajetória da Fazu como centro de excelência em ensino, pesquisa e inovação para o agronegócio.
A cerimônia começou com a exibição de um vídeo institucional que resgatou a história da faculdade, fundada em 1975 a partir de uma iniciativa da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ). Em seguida, Jammal justificou a proposta, destacando que a Fazu “projeta Uberaba no cenário nacional e internacional” por meio de sua tradição e qualidade na formação de profissionais. “Tornou-se referência em tecnologia agropecuária e no agronegócio”, afirmou.
O diretor executivo da Fazu, José Olavo Borges Mendes Júnior, conduzido à mesa de honra pelo vereador, agradeceu a homenagem da “casa que representa a voz da cidade”. Ele reforçou o compromisso da instituição com a sintonia de Uberaba e a missão de formar agentes de transformação no campo. Atualmente, a Fazu oferece 27 cursos de pós-graduação e capacitação.
Em momento de forte apelo emocional, José Olavo entregou ao vereador Ripposati Filho (MDB) uma Menção Honrosa à memória de seu pai, João Gilberto Ripposati, ex-aluno da Fazu e parceiro da instituição no desenvolvimento regional. Também foram citados pelos laços com a faculdade os vereadores Ripposati Filho, Denise Max e o próprio Jammal.
A sessão reafirmou o papel da Fazu como patrimônio educacional, cujos cinco decênios são marcados pela pesquisa aplicada, pela fazenda-escola que é referência internacional e pela projeção de Uberaba como polo do conhecimento agropecuário.
François Ramos
Depto de Comunicação Social/CMU
15/12/2025






