Aprovado na Câmara Municipal de Uberaba, na tarde de ontem (16), o Programa Especial de Revitalização da Região Central de Uberaba, denominado Programa Incentiva Centro. A sessão foi acompanhada por representantes de entidades de classe, que aproveitaram para solicitar um novo projeto urbanístico para a avenida Leopoldino de Oliveira, com a retirada do gradio no centro da avenida, que divide as faixas do BRT.
A proposta de autoria do Poder Executivo visa promover o adensamento populacional, a diversificação econômica, a geração de empregos e a preservação do patrimônio histórico e cultural na região central de Uberaba.
O projeto frisa a importância histórica e econômica daquela área. “O centro de Uberaba, historicamente reconhecido como o principal polo econômico e cultural do município, atravessa um processo contínuo de esvaziamento demográfico e perda de dinamismo econômico, exigindo uma ação imediata, coordenada e estratégica por parte da administração municipal. Esse padrão de ocorrência, recorrente em várias cidades brasileiras de porte médio e grande, manifesta-se pela utilização insuficiente do patrimônio construído, pela retração do comércio, pela falta de atividades noturnas e pelas condições de segurança urbana.”
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação – SEDEC registrou que a área central apresenta um conjunto relevante de bens arquitetônicos subutilizados, além de sinais de redução da população residente e de concentração das atividades econômicas no período diurno, destacou o líder da Prefeita Cabo Diego Fabiano. “Observou-se, ainda, diminuição da diversidade funcional nessa região. Esses elementos, considerados em conjunto, indicam um processo gradual de perda de vitalidade urbana, com reflexos sobre o potencial de desenvolvimento econômico e a atratividade turística do centro. A urgência de medidas estruturadas torna-se ainda mais evidente quando se considera o conjunto de potencialidades que podem ser exploradas”, ressaltou Diego.
O parlamentar afirmou que o centro da cidade possui infraestrutura urbana consolidada, patrimônio arquitetônico significativo, posição estratégica no território municipal e proximidade aos principais serviços e equipamentos públicos. “Ademais, a integração ao contexto do Geoparque Uberaba representa uma oportunidade singular para alinhar ações de requalificação urbana com o fortalecimento do turismo científico, educativo e cultural.”
O objeto do Projeto de Lei, segundo a Prefeitura, estabelece diretrizes e instrumentos para sua execução, dentre os quais se inclui a concessão de benefícios fiscais destinados a fomentar a reocupação, a dinamização econômica e a proteção do patrimônio urbanístico e cultural da região central do Município.
Jorn. Karla Ramos
Dep. Comunicação da CMU
17/12/2025






