O município de Uberaba deve formalizar, no mês de março, sua adesão ao Programa Moradas Gerais, iniciativa da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) que prevê o repasse de até R$ 35 mil por família para a realização de reformas e adequações em moradias de pessoas em situação de vulnerabilidade social. O acordo será firmado durante agenda com a secretária Alê Portela, com quem o vereador Samuel Pereira manteve diálogo decisivo para a consolidação do processo.
A articulação para a inclusão da cidade no programa do Estado contou com relevante atuação de Samuel Pereira (PMB) e seus colegas do Legislativo municipal. Para o parlamentar da base evangélica da Câmara Municipal de Uberaba, a conquista é resultado direto de uma atuação decisiva e do diálogo contínuo com o governo estadual e com os órgãos técnicos do município.
Segundo o vereador seu objetivo, “junto com a Prefeita Elisa Araújo e sua equipe, sempre foi garantir que Uberaba não ficasse de fora de um programa que pode transformar a realidade de centenas de famílias”.
No início de fevereiro, Samuel Pereira já havia se reunido com Regiane Isidoro para tratar dos trâmites necessários à adesão. No encontro, a presidente da Cohagra informou que já havia protocolado ofício na Sedese formalizando o interesse do município e cumpriu etapas preliminares exigidas pelo governo estadual.
O parlamentar lembra que o programa Moradas Gerais é voltado a famílias inscritas no CadÚnico que possuem imóvel próprio, mas residem em condições precárias. De acordo com ele os recursos podem ser aplicados em reformas estruturais, como telhados, instalações elétricas e hidráulicas, pisos, pintura e impermeabilização. Samuel esclareceu ainda que a seleção dos beneficiários pelo Poder Público vai observar os critérios técnicos e sociais definidos pelo estado, com execução acompanhada pelo município.
François Ramos – Depto. de Comunicação Social
Uberaba, 11/02/2026






