Chiquinho denuncia descaso da Saúde com a dengue
Segundo o parlamentar, 22% da cidade não estava sendo monitorado
Uberaba está correndo o risco de ter mais uma grande epidemia de dengue por causa do descaso do poder público municipal. A denúncia foi feita pelo vereador Francisco de Assis Barbosa - Chiquinho da Zoonoses, durante a gravação do TV Câmara Entrevista.
Segundo ele, a cidade é dividida em 173 áreas, que devem ser controladas pelas equipes do Centro de Controle de Zoonoses, porém cerca de 22% destes locais - 38 no total - não estariam sendo monitorados já há algum tempo por falta de funcionários.
Ele já havia questionado o risco de uma epidemia em plenário, devido ao número de casos positivos registrados e confirmados até o momento, que já ultrapassam os 1.500, sendo que outros mais de 700 casos suspeitos ainda não tiveram os resultados dos exames divulgados. Mas, de acordo com Chiquinho, com a confirmação da quantidade de áreas que não estavam sendo monitoradas, as perspectivas ficaram ainda pior.
Ele lembra que, inclusive nos bairros Alexandre Campos, Vila Maria Helena e Centro da cidade, o índice de casas fechadas é muito grande, chegando a quase 30% em determinadas regiões. Outro aspecto preocupante, destacado pelo vereador, é que o sorotipo 4 da doença chegou a cidade de Frutal, onde inclusive uma pessoa morreu. "A minha preocupação é muito grande e me sinto com medo de ter uma epidemia a qualquer momento", afirmou.
Chiquinho disse que após se manifestar em plenário, a Secretaria Municipal de Saúde começou a contratar vários servidores para a Zoonoses, como reforço de urgência, inclusive recebendo servidores das cidades de Carneirinho, Frutal e Montes Claros, que são lotados no Ministério da Saúde.
O parlamentar também pediu o apoio da população, para que ajude a combater a dengue, olhando as calhas, caixas dágua e vasos com plantas. "Neste momento a guerra é de todos e não apenas dos servidores do Centro de Controle de Zoonoses", concluiu o vereador.