Prefeito atende vereadores e prorroga pagamento do IPTU

22/03/2012 00:00

Compartilhar

Prefeito atende vereadores e prorroga pagamento do IPTU
Um dia após o vencimento da primeira parcela ou da parcela única do IPTU, o prefeito Anderson Adauto anunciou a prorrogação do prazo para o pagamento do imposto, pelo período de mais 15 dias. A decisão aconteceu após ele receber Requerimento assinado pelos 14 parlamentares.
O chefe do Executivo convocou a imprensa e anunciou a decisão, na presença dos vereadores Afrânio Cardoso de Lara Resende (PP), Cléber Cabeludo (PMDB), Francisco de Assis Barbosa - Chiquinho da Zoonoses (PR), Jorge Ferreira (PMN), José Severino (PT), Lourival dos Santos (PCdoB) e Almir Silva (PR), autor do Requerimento.
O prefeito admitiu ter tomado a decisão também por causa da solicitação dos vereadores, que já haviam tentado conseguir o aumento do prazo até o dia do vencimento (dia 20), sem sucesso. O secretário municipal da Fazenda, Edvar Newton Pereira, também participou da coletiva. 
Durante a entrevista, Anderson Adauto mencionou o aumento do IPTU, que tem gerado muitas reclamações. Segundo ele, este ano o georeferenciamento realizado através de imagens de satélite, além de fotos aéreas e da testada dos imóveis, possibilitaram chegar ao valor do imposto. Ainda de acordo com o prefeito, as melhorias realizadas nos imóveis faz com que mude a categoria, ou seja, aumenta a alíquota a ser cobrada. Para ele, todos os municípios deveriam fazer o mesmo.
Como forma de justificar o reajuste, o chefe do Executivo alegou que o último levantamento havia ocorrido há 27 ou 28 anos, sendo que uma atualização era necessária. Sobre as grandes filas e a demora no atendimento a quem procurou o setor na prefeitura, Anderson Adauto disse que o objetivo sempre foi de atender a todos, preservando o desconto de 20%, "porém o fluxo de pessoas foi maior que o esperado", afirmou. Ainda segundo ele, outro fator que contribuiu foi a greve dos vigilantes, a qual provocou uma precariedade nos atendimentos dos bancos. 
Autor do Requerimento que solicitou a prorrogação do prazo, Almir Silva queria o pagamento até o 5º dia útil de abril, ou seja, até o dia 9 (segunda-feira), após o feriado prolongado da Semana Santa. Para o vereador, o vencimento no dia 5, véspera de feriado, será problemático. Mesmo assim. Almir Silva avaliou a decisão como uma conquista de todo os vereadores. 
Como ficou - Quem ainda não pagou o IPTU e já está com o carnê em mãos tem duas opções: pagar somente nas agências do Banco do Brasil, até o dia 5 de abril, ou então retirar uma nova guia, o que pode ser feito tanto através da internet como no próprio Centro Administrativo da prefeitura, sem nenhum custo. Caso o cidadão opte pela nova guia, o imposto poderá ser pago em qualquer agência bancária.

Compartilhar

logomarca-cmu-rodape

CNPJ: 26.034.165/0001-78

Paço Municipal

  • Praça Rui Barbosa, 250, Centro
    Uberaba - Minas Gerais
    38010-240

  • (34) 3318-1700

  • falecom@camarauberaba.mg.gov.br

Gabinetes dos Vereadores

  • Rua Vigário Silva, 143, Centro
    Uberaba - Minas Gerais
    38010-130

  • (34) 3318-1701

Horário de Funcionamento

Segunda a sexta: 08h às 18h

Câmara Municipal de Uberaba © 2024 - Todos direitos reservados