Terminal Leste
Compensação de área verde volta a barrar aprovação do projeto
A falta de esclarecimentos relativos à compensação de área verde do Manoel Mendes, no bairro Beija-flor, voltou a barrar a votação do Projeto de Lei 069/12, que autorizava o município a realizar permuta de áreas para a construção do terminal de transporte coletivo leste, com o empresário Luiz Flávio Ferreira da Cruz. Na última reunião, o vereador João Gilberto Ripposati (PSDB) havia feito pedido de vista, acatado, alegando a necessidade de averiguar a situação da compensação. Na ocasião, o vereador lembrou que a compensação de área verde deve ocorrer no mesmo bairro, e não em outro. "Isso fere a Lei. A compensação tem que ocorrer na unidade de planejamento, diferente do que está sugerindo o projeto", disse.
Durante a sessão (6), Ripposati explicou que esteve na Prefeitura para tratar desta questão, no entanto, os responsáveis pelo setor não estavam e voltariam apenas na próxima segunda. Mediante isto, a dúvida permanecia e ele não teria condições de votar a matéria. Presidindo a sessão naquele momento, o vereador Itamar Ribeiro de Rezende (DEM), lembrou que Ripposati, por ter feito o primeiro pedido e já devolvido o projeto a Casa, não poderia pedir vista novamente, o que foi feito pelo vereador Marcelo Borjão (PMDB), que também concorda com a preocupação externada por Ripposati.
Representantes do bairro estiveram na Câmara e afirmaram não ser contra a construção do Terminal, mas querem manter a área verde no bairro, haja vista que existem projetos a serem realizados no local, visando o bem estar da comunidade. Eles apresentaram um abaixo assinado com 600 assinaturas, confirmando o posicionamento dos moradores.
O pedido de vista foi acatado, tendo apenas três votos contrários, dos vereadores Samuel Pereira (PR), Almir Silva (PR) e Chiquinho das Zoonoses (PR). Tanto Almir, quanto Samuel são autores do pedido de construção dos terminais em Uberaba. O líder do prefeito, vereador Cléber Cabeludo (PMDB), concordou com o pedido de vista, mas solicitou a Borjão que retorne com o mesmo na próxima semana. "Acredito que todos tenham condição de votar. Acredito que as dúvidas serão sanadas, pois os técnicos estarão na prefeitura na segunda. Se for o caso, vamos nos reunir com eles e resolver. É um projeto importante para a coletividade", disse.
As áreas do município totalizam 4.539,45 m2 e estão avaliadas em R$ 834.532,50; já as áreas do permutante somam 3.476,50 m2 e foram avaliadas em R$ 766.943,72.