Representante do Senado fala sobre Interlegis em sessão plenária
Abrindo a 3ª Sessão Ordinária, o subsecretário de Formação e Atendimento às Comunidades Legislativas, Francisco Etelvino Biondo, falou sobre a parceria com o Interlegis que já foi firmada com a Câmara Municipal. Ele esclareceu aos vereadores o trabalho em desenvolvimento, dentro de quatro pilares fundamentais: tecnologia, capacitação, comunicação e informação legislativa.
Segundo ele, há tempos o Senado pretendia estabelecer a parceria com Uberaba, visto que é grande seu desenvolvimento dentro do Triângulo Mineiro. "Encontramos uma Casa bastante organizada já. Há uma informática bem equipada, mas temos nossos produtos que poderão ter mais utilidade específica. Vejo também que a parte de Comunicação está bem estruturada e isso é importante para garantir transparência e melhorar o relacionamento com a sociedade", aponta.
O Regimento Interno e a Lei Orgânica Municipal, para Biondo, estão desatualizados. Para acabar com os problemas, por dois dias especialistas do Senado se reunirão com os profissionais competentes da Casa e juntos farão uma análise. Além disso, o Interlegis trabalhará para uma maior integração entre os Três Poderes.
Uma vez capacitada, Uberaba deverá desenvolver o trabalho de orientação nas Câmaras circunvizinhas, instruindo e ajudando a desenvolvê-las. Segundo o presidente Luiz Dutra (PDT), as casas legislativas do baixo Rio Grande já foram comunicadas sobre o Interlegis e certamente receberão o apoio necessário.