Tony se manifesta contra o Projeto e abre discussão na CMU sobre a criação da Região Metropolitana

23/05/2013 00:00

Compartilhar

Tony se manifesta contra o Projeto e abre discussão na CMU sobre a criação da Região Metropolitana
O vereador Tony Carlos se manifestou contra a criação da Região Metropolitana do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba (RMTMAP), abrindo uma ampla discussão no Plenário da Câmara Municipal durante a 6ª Reunião Ordinária realizada na tarde desta quarta-feira (22). Ele se justificou, dizendo que Uberaba não vai passar de uma mera coadjuvante da vizinha Uberlândia, a qual vai continuar captando os maiores investimentos.
Ele citou como exemplo a emancipação do então distrito de Delta, ressaltando que Uberaba perdeu sim, com a criação da cidade, pois deixou de receber impostos. E o responsável, lembrou Tony, foi o ex-prefeito Anderson Adauto, que na época era deputado estadual. Para o vereador, se fossem criadas as regiões metropolitanas de Uberaba e de Uberlândia, aí sim ele aprovaria.
Ainda de acordo com Tony, estão ensinando os vizinhos a nos engolir, criando estrutura para Uberlândia. "Vocês vão ver a situação daqui a cinco anos, como vai estar", disse o peemedebista.
Após estudar a situação, o vereador Ismar Vicente dos Santos - Marão (PSB), disse que está revendo a sua avaliação sobre o tema, que até então defendia sem restrições. Já Samuel Pereira (PR) afirmou acreditar muito na Região Metropolitana, pois acha que vai ajudar não apenas Uberaba, mas também os municípios menores, que precisam de mais investimentos e empresas. O vereador disse que não é contra a opinião de Tony, mas também não é contra a Região Metropolitana. "Torço muito pelo prefeito Paulo Piau", afirmou Samuel.
Edcarlo dos Santos Carneiro - Kaká Se Liga (PSL) disse ter visto muito interesse entre os participantes da Audiência Pública em Uberlândia e que agora Uberaba não pode recuar. Para ele, a cidade precisa ocupar seu espaço. Tony concordou, acrescentando que quer Uberaba grande, mas com qualidade "não quero que Uberaba faça o papel de protagonista, mas que divida o papel com Uberlândia", o problema, segundo ele, é que se forem escolher uma cidade, tem certeza de que não será Uberaba.
O vice-presidente da Casa, Samir Cecílio (PR), afirmou ser extremamente cético com relação à criação da RM e inclusive nem participou da Audiência Pública. De acordo com Samir, as duas principais demandas que interessam a Uberaba, o gasoduto e o aeroporto internacional, não dependem da RM, e de qualquer forma vão beneficiar a cidade.
O vereador Paulo César Soares - China (PSL) também está preocupado e lembrou quantas empresas Uberaba já perdeu para Uberlândia. Ele entende que a RM é um fato e que a cidade vizinha vai continuar recebendo mais investimentos, sendo um péssimo negócio para os uberabenses. "A Vale só não está em Uberlândia por causa do Rio Grande, pois é uma empresa que depende de água", afirmou China, para quem os reflexos vão surgir daqui a cinco, dez anos.
Ismar Marão explicou que ao apresentar o Requerimento para a realização de uma Audiência também em Uberaba, foi com a intenção de que a cidade não ficasse atrás, por isso decidiu procurar o prefeito Paulo Piau, pedindo o apoio dele, bem como o da deputada estadual Liza Prado (de Uberlândia), que é a autora do Projeto para a criação da RM.
Samuel lembrou que antigamente existiam políticos que só pensavam no seu umbigo, mas avaliou que hoje as novas lideranças pensam diferente. O vereador afirmou que torce muito para que Tony seja eleito deputado, pois sabe que ele vai lutar e defender a cidade. Em seu pronunciamento Samuel também destacou que mais de 80 mil votos foram para os chamados candidatos "paraquedistas", e destacou a importância de que os votos sejam destinados aos candidatos da cidade, para que os mesmos, sendo eleitos, possam trabalhar em prol de Uberaba.

Compartilhar

logomarca-cmu-rodape

CNPJ: 26.034.165/0001-78

Paço Municipal

  • Praça Rui Barbosa, 250, Centro
    Uberaba - Minas Gerais
    38010-240

  • (34) 3318-1700

  • falecom@camarauberaba.mg.gov.br

Gabinetes dos Vereadores

  • Rua Vigário Silva, 143, Centro
    Uberaba - Minas Gerais
    38010-130

  • (34) 3318-1701

Horário de Funcionamento

Segunda a sexta: 08h às 18h

Câmara Municipal de Uberaba © 2024 - Todos direitos reservados