Policiais que prenderam assaltantes são homenageados na Câmara
Os policiais militares que conseguiram prender os autores de um assalto à residência no bairro Chica Ferreira foram homenageados pela Câmara Municipal. A Moção de Aplausos de autoria do vereador Antônio Carlos Silva Nunes - Tony Carlos (PMDB) foi assinada pelos 14 vereadores.
O secretário de Trânsito, Emmanuel da Paixão Kappel, representou o prefeito Paulo Piau na solenidade, que também contou com as presenças do comandante do 4º Batalhão, tenente coronel Ademir de Moura, o delegado da Polícia Civil, João Francisco de Oliveira e os homenageados, capitão Magno Cipriano de Oliveira, sargentos Valdeir Ferreira Gonçalves e Vicente de Paulo Cândido, bem como o cabo Anderson Juliano da Silva.
Tony Carlos explicou que a Moção é um gesto de reconhecimento, de gratidão. Ele destacou o trabalho da PM em Uberaba e disse que a homenagem é extensiva a todos os membros do 4º Batalhão, desejando que a mesma sirva de incentivo na atuação diária contra a criminalidade.
O vereador também destacou que os policiais evitaram uma tragédia e que o gesto heroico dos policiais é motivo de orgulho para todos. O assalto aconteceu no último dia 19 de junho. Relembrando o ocorrido, Tony Carlos destacou que a joalheria das vítimas já foi assaltada e desta vez os bandidos resolveram agir na residência da família.
Naquele dia a esposa do proprietário da joalheria saiu para buscar um casal de filhos de 15 e 17 anos, e quando ela retornou, os bandidos entraram juntos na residência, perguntando pelo dinheiro e o ouro, e que a "fita" estava passada.
Um vizinho teria percebido que havia algo errado e ligou para a PM, que chegou em poucos minutos. Enquanto isso, um dos bandidos havia jogado álcool no adolescente de 17 anos e ameaçava atear fogo, caso não conseguisse o dinheiro e as jóias que queria. A polícia prendeu dois rapazes e garota de programa, todos residentes na cidade de Ribeirão Preto (SP).
Tony fez uma surpresa aos militares, ao anunciar a presença do empresário José Boaventura Nascimento, que esteve no Plenário da Câmara para agradecer aos policiais. Ele contou que se não fosse a rapidez na ação dos PMs, poderia ter acontecido uma tragédia, e afirmou "em momento algum eu deixaria aquele marginal colocar fogo no meu filho".
O autor da homenagem pediu que a mesma seja levada ao conhecimento do governador do Estado, vice-governador, secretário de Defesa Social e ao comandante geral da PM no Estado, bem como ao comandante da 5ª RPM, coronel Laércio Reis.
Os Diplomas foram entregues aos militares, que em seguida foram aplaudidos de pé por todos os presentes. O tenente coronel Ademir lembrou que há cerca de três meses a mesma equipe prendeu um traficante procurado pela Polícia Federal.
O comandante citou alguns casos de crimes ainda ontem na cidade, alguns com prisões, outros não, afirmando que a corporação está trabalhando para combater casos como estes. O tenente coronel também mencionou a cidade de Uberlândia como exemplo do alto índice de violência, uma vez que a cidade já ultrapassou 100 homicídios no ano, enquanto em Uberaba foram registrados 11 casos. Já são mais de 1 milhão de assassinatos no país em 25 anos. O comandante finalizou o pronunciamento afirmando o compromisso de trabalhar mais e melhor em favor da cidade.