Escrituras dos mutuários da COHAB-MG serão entregues nesta segunda-feira
Proprietários de cartórios de imóveis foram preparados para atender à demanda de registro dos documentos
Está tudo pronto para entrega do primeiro lote de escrituras aos mutuários da COHAB-MG em Uberaba, no dia 29 de julho. A conquista dos documentos definitivos é resultado do Mutirão das Escrituras iniciado em dezembro de 2012, através do empenho do vereador João Gilberto Ripposati (PSDB).
A entrega das escrituras aos mutuários acontece nos núcleos comunitários, individualmente, conforme apelo feito pelo parlamentar ao governo do Estado e aos deputados estadual e federal por Uberaba. As autoridades abriram mão de fazer a entrega dos documentos em evento público para evitar a disseminação do vírus da gripe H1N1, em função do estado de emergência decretado na cidade pelo Executivo municipal. Para o tucano, a decisão foi uma demonstração de sensibilidade e de consciência política.
Os locais onde serão entregues as escrituras nesta segunda-feira são:
- Núcleo Comunitário Alfredo Freire (105 mutuários do Alfredo Freire e Tutunas), na quadra aberta José dos Reis, Rua José Gonçalves Borges, a partir das 18 horas.
- Núcleo Comunitário Volta Grande (160 mutuários do próprio bairro), na Escola Municipal Madre Maria Georgina, na Rua Theodomira Chaves Mendes, 285, a partir das 16 horas.
- Núcleo Cohagra (50 mutuários dos bairros Silvério Cartafina, Cássio Resende I e II, Boa Vista e Miusa), na Avenida Guilherme Ferreira, 157, a partir das 14 horas.
Para agilizar o processo de registro das escrituras, o vereador João Gilberto Ripposati e o diretor de Habitação da COHAB-MG, Daniel Marinho de Miranda, se reuniram com os representantes dos Cartórios do 1º e 2º Ofício de Registro de Imóveis na cidade esta semana. Além de buscar desburocratizar ao máximo o processo aos mutuários, o vereador e o representante da Companhia habitacional esclareceram dúvidas quanto à regularização da documentação e pediram aos cartórios que estejam preparados para atender à demanda.
A expectativa da COHAB-MG, segundo o diretor de Habitação, Daniel Marinho, é finalizar o mais rápido possível a entrega das 2,6 mil escrituras pendentes de regularização em Uberaba. Segundo Daniel, a COHAB-MG pretende entregar o segundo bloco de escrituras ainda este ano, o que vai depender de várias ações, entre elas, a devolução da documentação assinada pelos mutuários à COHAB, em Belo Horizonte, para conclusão do processo.
De acordo com o vereador Ripposati, o trabalho dos núcleos comunitários criados por ele não terminam com a entrega das escrituras aos mutuários. "Assumi o compromisso com a COHAB-MG de continuar colaborando com informações aos mutuários e com o envio de documentos complementares à instituição em Belo Horizonte", afirma. O vereador lembra o quanto é importante o mutuário está atento a iniciar o registro de sua escritura no prazo de até um ano, uma vez que as certidões perdem a validade após este período.
Jorn. Cleide Mariano - Assessora Imprensa Ver. João Gilberto Ripposati