Na reunião ordinária desta terça-feira (11) foi aprovado o Requerimento nº 321/14, de autoria do vereador Edmilson Ferreira de Paula (PRTB), solicitando ao governador Antônio Anastasia que seja adotada a medida de internação compulsória para atendimento a usuários de drogas, e disponibilizar recursos e convênios para a criação de vagas nas instituições de tratamento de dependentes químicos de Uberaba. O requerimento foi assinado também pelos vereadores Paulo CésarSoares - China (SDD), Marcelo Machado Borges - Borjão (DEM), Luiz Dutra (SDD), Franco Cartafina (PRB) e João Gilberto Ripposati (PSDB).
Edmilson acredita que a internação compulsória é a medida mais eficaz para combater a dependência química, especialmente o crack, que "hoje podemos ver como uma epidemia em todo o país e em Uberaba não é diferente das demais cidades, a cada ano o índice de dependente cresce e os jovens estão tendo o contato com a droga cada vez mais novos", ressaltou.
Segundo o vereador a medida irá beneficiar também as famílias que pedem socorro aos governantes. Citou a entrevista do pai do Adriano Reis, dependente químico que matou o sargento Regivaldo, numa rádio local, quando desabafou dizendo que se a polícia tivesse atendido suas solicitações todas as vezes que pediu, registrando as ocorrências, teria conseguindo juntar documentos e internar o seu filho compulsoriamente, através da justiça. Disse ainda que talvez, se o tivesse internado, o sargento poderia estar vivo.
"Este é mais um desabafo de um pai, entre muitos que sofrem junto com seus filhos. Eles chegaram ao limite máximo e acreditam, como eu, que somente através da justiça seus filhos serão curados", ressaltou o vereador. Acrescentou que a TV Câmara está produzindo um documentário que será apresentado na Semana Municipal de Combate ao Crack, onde já foram ouvidos vários usuários e mães que têm filhos dependentes e aquelas que já não têm mais os filhos
O autor da proposta sugeriu que fosse formada uma comissão de vereadores e entregar pessoalmente ao prefeito Paulo Piau e ao Governador do Estado, um documento solicitando que Minas Gerais adote o procedimento da internação compulsória. Ripposati cumprimentou a iniciativa do vereador Edmilson e reafirmou que será preciso o apoio incondicional do Governador, pois cabe a ele adotar ou não essa medida. "Os dependentes químicos, usuários assíduos de drogas não têm domínio sobre suas atitudes, cabe a família tomar a decisão por eles e esta decisão é somente via Judicial", ressaltou.