Palestra do segundo dia do Fórum destaca a imagem do vereador

28/05/2014 00:00

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O presidente da Câmara Municipal de Uberaba, vereador Elmar Goulart (SD), abriu o segundo dia do 2º Fórum de Vereadores do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. O evento, que termina amanhã (29), é realizado em parceria com a Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Rio Grande (Amvale).

Além de vários vereadores, a abertura do evento contou com a presença do prefeito de Araguari, Raul José de Belém. A primeira palestra foi realizada pelo jornalista Marco Íten, que é especialista em marketing político, campanhas eleitorais, ministra cursos sobre Planejamento de Campanhas Eleitorais, Assessoria de Imprensa e Fotografia para Assessores, além de ser autor de vários livros relacionados aos temas.

O tema da palestra, "Marketing político e imagem do vereador", é de grande interesse para detentores de mandatos ou mesmo aqueles que pretendem se candidatar a uma vaga. De acordo com Marco Íten, as campanhas eleitorais são um grande quebra-cabeça, que se forem juntadas as peças de forma organizada, facilitam o processo eleitoral. Para uma campanha bem sucedida é preciso planejamento, qualificação, equipe, imagem, discurso, organização, estratégia, além de uma base de informações dos eleitores de determinada cidade.

Ele explicou que em algumas cidades onde administram campanhas e gestões, os cartórios de registro civil já estão conectados com a Secretaria de Assistência Social da Prefeitura, o que muda a estrutura da cidade, além de fornecer informações importantes para a assistência à criança ao longo de sua existência. "É um envolvimento, um comprometimento da marca pública, além de um reconhecimento político", afirmou, acrescentando que é uma forma de conhecer mais profundamente os moradores daquela cidade.

Ainda segundo o palestrante, é preciso uma campanha e um mandato eficientes. Ele destacou que, para isso, é preciso aprimorar a imagem, com maior eficiência da comunicação, além de um planejamento estratégico, trabalhando a imagem pública do político.

Para ele, a questão da ficha-limpa será um divisor de águas nas próximas eleições, "a cobrança por uma postura ética será muito grande, o clima social no país hoje está um pouco assustador e não é possível fazer nenhuma previsão". Marco Íten acrescentou, ainda, que a sociedade está demonstrando não ter "paciência política" e chamou a atenção para a necessidade de haver mudanças.

O palestrante também ressaltou que atualmente a internet é a melhor vitrine para o político, e de forma gratuita. Ele citou como exemplo um candidato do Estado de São Paulo, que tem uma página de rede social para cada uma das mais de 600 cidades do Estado. "Eu não sei se ele vai ser eleito, mas ele está fazendo o seu papel", disse o jornalista.

De acordo com Marco Íten, a comunicação política moderna exige organização, além de ter uma diferenciação, para apurar a imagem, discurso e apresentação. "Hoje está claro que o eleitor é um consumidor e o Título de Eleitor é o cartão de crédito, sendo que ele vai comprar ou não o produto. A rejeição a um político é algo muito rápido, e quem não vota em um determinado candidato, dificilmente vai mudar de ideia", acrescentou.

O palestrante disse que o candidato precisa construir uma marca pessoal política que possa ser levada à população, o conceito de que este candidato é melhor que os outros, pois esta diferenciação muda o resultado de uma eleição. "É preciso criar o planejamento estratégico de uma campanha, o que parece difícil, mas não é. É preciso definir o que será feito com o mandato, pois isto poderá ser o ponto de partida para uma carreira brilhante", comentou.

O jornalista ainda alertou que o político precisa ter uma oratória cada vez melhor, além da vestimenta, da postura, através dos quais demonstra um sinal de respeito aos eleitores, "são ferramentas que ajudam a construir ou mesmo a destruir um candidato", afirmou.

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