A convite do vereador Elmar Goulart (SDD) e da Comissão de Finanças e Orçamento da CMU, através do presidente Afrânio Cardoso Lara Resende(PROS), o Presidente do CODAU, engº Luiz Guarita Neto, juntamente com o Coordenador da Unidade de Gestão de Projetos (UGP) do projeto Água Viva, José Maria Barra e o Presidente do Conselho Fiscal do CODAU, Gilberto Resende, participaram da última reunião ordinária de junho (11), para prestação de contas relativa ao exercício de 2013 e esclarecimentos referente às obras do Água Viva.
Inicialmente o vereador Afrânio esclareceu que a razão do convite não quer dizer que há algo errado nas contas do Codau; entende que é importante que o Poder Legislativo esteja a par do valor de arrecadação e gastos da companhia e também do percentual que a empresa investe nos servidores de carreira. Com relação ao projeto Água Viva, o vereador questionou qual valor gasto nas obras da av.Santos Dumont e se há uma solução para o mau cheiro que exala nos bueiros localizados próximos a rotatória da av. Leopoldino de Oliveira que dá acesso aSantos Dumont.
Luiz Neto ressaltou que a duplicação dos canais existentes, tecnicamente é uma obra muito bem pensada e que está avançando. Referente ao mau cheiro, disse que somente quando finalizar as obras dos eixos, quando será possível separar o esgoto da água fluvial, é que o odor acabará. "Pedimos um pouco mais de paciência, para que possamos completar todo o sistema de duplicação dos canais". Quanto aos funcionários do Codau, afirmou que o salário deles, com os benefícios que recebem, está acima de 2.500 reais e a empresa está incorporando setenta pessoas, que passaram no concurso público.
Complementando a fala do Presidente do Codau, José Maria Barra, acrescentou que a obra do projeto Água Viva na av. Santos Dumont, iniciadas no mês de abril, está previsto para ser concluída no final deste ano, e em 2015 prosseguirá na av.Santa Beatriz. Ressaltou que 220 bocas de lobos estão sendo instaladas na av.Santos Dumont para atender a capacidade de águas fluviais e assim evitar enchentes. Informou que o contrato para realizar a obra (Santos Dumont e Santa Beatriz) foi de R$30.399.156,31. O Programa de Aceleração do Crescimento - PAC liberou R$19.234.459,57 e a Prefeitura,através de financiamento pela Caixa Econômica Federal, repassou R$11.164.696,74,como contrapartida. Posteriormente houve mais um repasse do PAC no valor de R$10.960.074,89. Barra assegurou que irá encaminhar aos vereadores o relatório detalhado das atividades que o projeto está desenvolvendo no trecho citado. O coordenador da UGP pediu desculpas aos moradores e comerciantes do trecho onde a obra está sendo realizada pela demora, e ressaltou que futuramente irão constatar o grande benefício resultado do projeto Água Viva.
Luiz Neto acrescentou que esses recursos são rigorosamente fiscalizados pela CEF e pelo Banco Mundial. "Temos q. prestar contas periodicamente de todas as execuções e faturas", afirmou. Quanto à prestação de contas do Codau, referente a 2013, informou que a receita foi de R$88.246.391,85, que inclui receitas de capital como operação de crédito (financiamento), alienação de bens e transferência de capital (convênio) e foi gasto R$88.013.285,51. 36% do faturamento da empresa são destinados a folha de pagamento. Ressaltou que a conta de energia elétrica do ano passado, pago a Cemig, foi de R$12 milhões, o equivalente a 18,73% do custeio geral. Disse que em 2012 o Codau pagou pouco mais de R$13 milhões,representando 22,62% do custeio. Portanto, ressaltou que houve uma redução degasto com energia de 8.36% no ano de 2013, em relação 2012. Com referencia ao trabalho que a empresa vem desenvolvendo, informou que este ano já atendeu cerca de 15 mil serviços e soluciona aproximadamente setenta vazamento de água por dia. "O Codau não fecha, há uma equipe de prontidão todos os sábados e domingo", afirmou.
O vereador Cléber Humberto de Souza Ramos Cléber Cabeludo (PROS) questionou o porquê é preciso duas equipes, uma para fazer a ligação da rede de água e outra para a rede de esgoto. "Isso causa demora na execução do serviço", salientou.Solicitou ao Luiz Neto, para incentivar as empresas de Uberaba a participarem dos processos de licitação, a fim de evitar que o dinheiro dos uberabenses vai pra outros municípios. Respondendo as indagações do vereador, o Presidente do Codau disse que é necessário ter duas equipes para o serviço relatado pelo vereador, uma vez que se trata de especialidades e equipamentos diferentes.Quanto a investir em empresas da cidade, informou que já reuniu com a ACIU buscando esse propósito, até ele acha um absurdo firmas de Ribeirão Preto, por exemplo, executar obras, enquanto tem empresas em Uberaba capazes de fazer o serviço. Porém, argumentou que a Lei Licitação exige o melhor preço.
JoãoGilberto Ripposati (PSDB) manifestou dizendo que a prestação de contas deveria acontecer a cada quatro meses e que, além dos valores deveria ser especificada as ações que a empresa realiza. Franco Cartafina (PRB) pediu ao Coordenador da UGP, que ao relatar as obras do Projeto Água Viva, que o fizesse de forma mais didática e objetiva. Relatou que tem muito contato com jovens e estes questionam sobre quais são ações do projeto. "Com uma explicação mais clara, por parte dos técnicos do Água Viva, teremos tranqüilidade e segurança para responder a todos, sem dificuldades", ponderou.
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