O democrata Marcelo Machado Borges Borjão fez uso da Tribuna, na sessão destinada à apresentação de Indicações e Requerimentos nesta terça-feira (07), para mostrar sua indignação com relação à Secretaria Municipal de Saúde.
O vereador solicita ao prefeito Paulo Piau enviar à Câmara informações sobre os motivos que levaram a Secretaria a solicitar um repasse de 22,28%, ou seja, 7,28% maior que a obrigação orçamentária, que é de 15%, conforme a prestação de contas apresentada pela Secretaria Municipal da Fazenda, referente ao quadrimestre de maio a agosto de 2014.
Segundo Borjão, tais informações servirão para informar não só o gabinete, mas toda a população, visto que a qualidade dos serviços prestados na área de saúde tem sido alvo de várias reclamações, "bem como de denúncias de pagamentos irregulares aos profissionais, além de falta de medicamentos, etc".
Na oportunidade, o parlamentar apresentou outro Requerimento, endereçado também ao Executivo, solicitando ao prefeito assinar, imediatamente, novo contrato com a Casa de Saúde São José para prestação de serviços de hemodiálise. "Desde o ano passado, o contrato está vencido, embora os pacientes estejam sendo atendidos", destacou.
De acordo com o vereador, atualmente, o local atende 57 pacientes, sendo apenas 25 por meio de convênios e o restante através do SUS. "A qualidade do atendimento naquela Casa de Saúde permite inclusive que o índice de óbitos de pacientes renais crônicos seja de apenas 5%, muito abaixo do preconizado pelo SUS que é de 25%, isso graças ao tratamento diferenciado da equipe".
Departamento de Comunicação