O vereador Ismar Vicente dos Santos Marão (PSB)apresentou, na Câmara, Projeto de Lei Complementar, que dispõe sobre o Código de Edificações no Município de Uberaba. O objetivo da proposição é fazer constar na parte interna e externa dos elevadores ou similares o número de telefone do porteiro em atividade e do sindico do edifício, bem como prever ainda que no interior destes equipamentos sejam instaladas lâmpadas de emergência, em caso de queda de energia elétrica ou outro evento fortuito.
Segundo Marão, tal medida se justifica tendo em vista que vários são os casos registrados de problemas mecânicos ocorridos durante o funcionamento de elevadores ou similares, que "interrompem" seu funcionamento em andares elevados de edifícios com usuários dentro. "Essas pessoas ficam também, em muitos casos, no escuro dentro destes equipamentos, aguardando a solução do problema ou o seu resgate", acrescentou.
O vereador justificou ainda que muitos são os usuários de elevadores que têm fobia de lugares fechados em conseqüência da estrutura dos equipamentos. "O principal temor é de ficarem presos e não conseguirem sair do local. A pessoa geralmente teme que uma falha mecânica a deixe presa por horas dentro de um cubículo. Isso acarreta verdadeiro pavor".
Para Marão, a afixação do número de telefone, bem como a instalação de lâmpadas de emergência poderão contribuir para que, em casos de queda de energia elétrica ou em outro evento, "a pessoa tenha maior comodidade para se comunicar com a parte externa e, em conseqüência, maior tranqüilidade até a solução do problema".
O projeto, que já foi tramitado, ainda não tem previsão para ser analisado pelos parlamentares em Plenário.
Departamento de Comunicação