CMU homenageia profissionais da Terapia Ocupacional
Atendendo solicitação do vereador democrata Itamar Ribeiro de Rezende, o Poder Legislativo, concedeu hoje (12/11), uma homenagem especial aos 40 anos da regulamentação da profissão de Terapia Ocupacional. Representando esta categoria, esteve presente, a Terapeuta Ocupacional do Departamento da Clínica Médica da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Dr. Sonia Geib, profissionais do setor e representando o Poder Executivo, o assessor especial, Dr. Clóvis Antônio Garcia Borges.
Em seu pronunciamento, Rezende lembrou que a profissão de Terapeuta Ocupacional é regulamentada através de Decreto Lei 938, de 13 de outubro de 1969, que define que o “fisioterapeuta e o terapeuta ocupacional, diplomados por escolas e curso reconhecidos, são profissionais de nível superior”. É atividade privativa do terapeuta ocupacional executar métodos e técnicas terapêuticas e recreacional com a finalidade de restaurar, desenvolver e conservar a capacidade mental do paciente.
Itamar parabenizou os profissionais e destacou que sua atuação, traz aos pacientes o bem estar biológico, emocional e social. O representante da PMU, Dr. Clóvis, que é médico Fisiatra, falou de seu apoio à homenagem, visto a importância dos profissionais. Ele destacou que os terapeutas ocupacionais atuam diretamente na atividade diária dos pacientes, melhorando a qualidade de vida. “Eles auxiliam os pacientes dando suporte para a vida comunitária. O terapeuta é o profissional da reintegração da pessoa a vida diária”, disse.
A médica Sonia Geib agradeceu a homenagem e destacou que a categoria ainda luta para aumentar a visibilidade da profissão e que ações como a do Legislativo e do vereador Itamar, são de suma importância.