Por iniciativa do vereador Franco Cartafina (PRB), a Câmara aprovou na reunião de hoje (17) o Projeto de Resolução que cria a Comissão Permanente de Esporte e Lazer no Regimento Interno da Casa. Com a aprovação, a Casa passa a ter 20 comissões, que são compostas por quatro vereadores: presidente, relator, vogal e suplente.
Além da inclusão de mais uma comissão, o PR alterou a nomenclatura das seguintes comissões: a de Infraestrutura passou a ser Planejamento, Obras e Serviços Urbanos; a de Desenvolvimento Econômico ganhou nova redação, acrescentando a palavra "Turismo". Modificou ainda, a designação da comissão de Direitos Humanos e Minorias, que passou a ser Defesa Social, Trânsito e Transportes. Já a de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Agronegócio será denominada Comissão de Desenvolvimento do Agronegócio.
O autor justificou que a reformulação dos nomes das comissões foi em razão da estrutura administrativa do Poder Executivo, aprovada recentemente pela Câmara, o que torna necessário adequar as denominações das comissões para estarem em consonância com as nomenclaturas das Secretarias e órgãos da Prefeitura.
Quanto à criação da comissão de esportes, Franco destacou que faz falta uma comissão para este setor na Câmara Municipal, em especial neste momento em que o País irá sediar as Olimpíadas. Disse que a comissão será uma interlocutora com o Executivo para fomentar a prática de esportes e até mesmo criar uma diretriz dentro da Fundação de Esportes, para que o Município tenha condição de dar subsídios aos atletas uberabenses. O vereador lembrou que a cidade tem atletas campeões internacionais que precisam de ajuda para continuar levando o nome de Uberaba ao pódio. "Além das adequações, a Casa avança mais um passo na questão de incentivar e fomentar a prática esportiva, hoje pouco valorizada pelo Poder Executivo", finalizou Franco Cartafina.
Jorn. Cássia Queiroz
Departamento de Comunicação da CMU
(17/06/2015)