Diploma de Jornalismo
Para Dutra obrigatoriedade é fundamental
“Entendo que a obrigatoriedade do diploma de jornalismo, para exercício da profissão é fundamental, não apenas pela regulamentação da profissão, mais pelo estímulo para quem está fazendo ou fez o curso e, também, como um incentivo para a formação superior”. Esta afirmação foi feita pelo primeiro secretário da Câmara, vereador Luiz Humberto Dutra (PDT). Ainda segundo o vereador, a decisão do Supremo, em acabar com a exigência do diploma para o exercício da profissão de jornalista, foi equivocada. “Ao invés de estimular a regulamentação das profissões, a exigência de diploma como forma de fazer com que as pessoas busquem o ensino superior, infelizmente, temos ações que são um desestímulo”, avaliou.
Neste sentido, o vereador encaminhou o requerimento 1553, ao presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer, solicitando a agilização do processo de votação da PEC 0386/09, que “altera dispositivos da Constituição Federal para estabelecer a necessidade de curso superior em jornalismo para o exercício da profissão de jornalista”, de autoria do deputado Paulo Pimenta.
Dutra afirmou que está apreensivo quanto à resolução desta questão que considera séria, visto que o exercício profissional exige compromisso ético e técnico, regido por Código e fiscalizado pelos órgãos representativos da profissão. “Entendo que o Jornalismo, assim como outras profissões, deve ser exercido com competência técnica e responsabilidade, adquiridos nas faculdades e universidades. Sei que temos trabalhadores do setor que não são diplomados e os respeito, mas entendo que um curso superior é uma valorização pessoal e intransferível. Hoje temos muitas instituições de ensino federal e mesmo programas que incentivam a educação superior com custos mais atrativos, justamente com o propósito de que todos tenham a oportunidade de estudar. Então temos que fomentar ações que estimulem as pessoas a valorizar o ensino superior e não o contrário”, disse ele.